logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Oportunidades

 

Me deparei há alguns dias com uma situação um tanto desmotivadora. Uma jovem de 17 anos procurando emprego há algum tempo, buscando uma vaga em qualquer setor. Em toda oportunidade que surgia esbarrava em dois quesitos: FALTA DE EXPERIÊNCIA e NÃO SER MAIOR DE IDADE. Assim seguiu sua jornada em busca de um trabalho, e nada aconteceu. Agora, completou 18 anos, mas a inexperiência segue sendo um problema.

Então me questiono. Falamos tanto em estimular o jovem a buscar seu lugar no mercado de trabalho, de encontrar uma profissão que lhe complete, mas cadê a oportunidade? Como não se desmotivar ao encontrar situações como esta. É preciso repensar este ponto de vista. Como ter experiência se a oportunidade nunca é oferecida?

Chegamos a um paralelo bem difícil. Entendo o lado do comerciante, que na maioria das vezes busca um profissional que já sabe exatamente o que fazer, pois realmente, é mais cômodo. E compreendo também o lado do jovem que tenta se encontrar, e na maioria das vezes sem sucesso, pois também já estive deste lado. Porém, recebi oportunidades mesmo sem saber desempenhar nada, e hoje me encontrei.

Neste sentido, chego ao ponto que gostaria. Vamos oportunizar mais? Acredite nos jovens, a maturidade vem com o tempo, e a vontade de aprender é um alerta importante a ser seguido. Pois existem os dois lados da moeda. Alguns têm a oportunidade e lutam por ela, já outros, não dão o valor merecido. Portanto, é preciso avaliar.

Aqui vai uma dica bem simples: se você ainda não possui nenhuma experiência, busque qualificação. Cursos on-line ou na sua cidade, faça trabalhos voluntários, auxilie em ações da comunidade, estude sobre tudo, leia tudo, pois estar bem informado é de suma importância. Desta forma você pode mostrar que tem capacidade de aprender e ser um ótimo profissional.

Em um artigo do site www.administradores.com.br, encontrei a explicação de muitos problemas enfrentados. Não só por aqueles que buscam o primeiro emprego, mas também, para aqueles que já atuam. “O mercado de trabalho acena uma carência por profissionais qualificados, entretanto muitas pessoas não conseguem visualizar e permanecem firme no argumento sobre a falta de oportunidade. Torna-se necessário entender que qualificação vai além de um diploma, o mesmo te habilita para uma colocação junto ao mercado de trabalho, agora, acompanhar as mudanças e tendências mercadológicas é primordial, para que venhamos a ter êxito profissionalmente, isto é, se permanecermos inertes vai ser frequente em nossas vidas a falta de oportunidade”.

O grande problema da sociedade é ESPERAR. Crie oportunidades para você mesmo. Um exemplo: você gosta de artesanato? Então produza e comercialize. Utilize das redes sociais e grupos de whatsapp e mostre seu trabalho. Gosta de cozinhar? Faça a mesma coisa, e se aprimore cada vez mais. Acha que sua faxina é ótima? Mostre para as pessoas, ser doméstica é uma profissão honrosa e cada vez mais solicitada.

Você pode e deve criar suas oportunidades. Mas é claro, aqui vai aquele recado básico para os empreendedores: DÊ OPORTUNIDADES a quem precisa. Aproveite os diamantes brutos e lapide-os de acordo com a necessidade da sua empresa. Tenho certeza que será uma ótima alternativa. 

Por Cassiane Bender