logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Ousadia

Muitas vezes ouvimos dizer que faltou ousadia para determinada pessoa em seus atos, especialmente de quem tem trabalho público ou de maior visibilidade. O pensador Johann Goethe afirmou que “ideias ousadas são como as peças de xadrez que se movem para frente; podem ser comidas, mas podem começar um jogo vitorioso”. Sábia afirmação. A vida é assim. Se ganha e se perde, não apenas nos jogos dos times para os quais torcemos, mas em nossas iniciativas cotidianas. É normal termos que agir, inovar, buscar soluções para tarefas, negócios, iniciativas que davam certo e que passam a fracassar. Mas é preciso, evidentemente  com conhecimento de causa, buscar novas estratégias capazes de produzir resultados que possam satisfazer.

Outro pensador, Augusto Branco, agrega valor ao tema afirmando que “perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve”. Concordo que o atrevimento é um ingrediente importante. Não pode ser sem conhecimento. Atrevimento sem noção não tem muito futuro, seria como dar um “tiro na lua” como se diz popularmente. Porém, por vezes o ridículo domina e vende como ideia.

Tudo parece ser uma questão de percepção. As oportunidades estão abertas para quem as percebe. É preciso ter noção e conhecimento, não basta investir recursos na base do “achômetro”. Hoje existem assessorias importantes para qualquer investimento que se deseja fazer, nos mais diversos seguimentos e isto é o mais prudente. Existem assessorias prestadas por muitas empresas e o Sebrae presta um serviço inestimável nesta área com know-how extraordinário e capaz de nortear com segurança quem deseja se lançar no mercado.

Sempre é necessário considerar que a ousadia é um ingrediente importante, mas precisa estar aliado aos quesitos que possam dar a segurança necessária para quem deseja se lançar ou já está no mercado. Para finalizar, uso palavras de Francilon Dias, “a felicidade só é alcançada com luta, ousadia e coragem para vencer. O resto são consequências das ações bem ou mal sucedidas”.