logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Saúde x idade por Eloy Scheibe

topo terceira idade

Certa vez meu sogro José Arno Ledur, (os mais velhos ainda devem lembrar dele) me falou: “aproveite para comer o que gostas enquanto jovem, pois ao envelhecer vais ter que te privar de muita coisa”. Na época não dei importância. Claro, há uns trinta anos atrás, não se tinha os conhecimentos sobre saúde que se têm hoje, mas posso afirmar com certeza, que já faz um bom tempo que passei a me cuidar, especialmente com alimentos com menos gordura, açúcar e sal.

A máxima, de que “a idade não vem desacompanhada” é mais real do que nunca. Começam as consultas, exames médicos e as recomendações para atividades físicas.

No dia 2 de fevereiro passado sofri uma lesão grave: rompimento total de um nervo na parte posterior da coxa direita. Como doía muito, naturalmente passei a apoiar o peso do corpo na perna esquerda. Resultado, já tinha rompido um dos nervos da patela, agora também estou com rompimento parcial do ligamento na parte interna do joelho e desgaste da cartilagem. Posso fazer caminhadas com cuidado usando tênis com amortecedor.

O jornalista Paulo Santana, quando escrevia para Zero Hora, falava constantemente dos males que passaram a lhe afligir com o passar dos anos, várias vezes lia e achava um exagero, mas agora percebo também que muitas pessoas numa faixa etária um pouco mais avançada começam a ter determinados incômodos, para não dizer, perturbações ou doenças. E claro, em muitos casos, dependendo da gravidade, com prescrição de medicamentos, que auxiliam, mas que têm efeitos colaterais com frequência.

Alguns felizardos conseguem chegar numa etapa mais avançada da vida com menos problemas que outros, mas quase todos, com algum tipo de distúrbio.

Para finalizar, invoco uma afirmação do também saudoso Annildo Becker, que dizia que, “envelhecer é bonito mas não é bom”. Não foge muito disso. A quilometragem desgasta e quanto mais elevada, maior também será o desgaste da lataria e da carroceria. 

Coluna do Eloy do dia 21-8