logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Balanço

images 2 copia copia

As empresas comerciais, por força da legislação vigente, são obrigadas a realizar, ao término do ano comercial seu balanço. Ou seja, declaram as mercadorias restantes em seu estoque, restando para a contabilidade subtrair as despesas das receitas para chegar ao lucro ou sobras do período. Esta é a lógica da matemática do mundo dos negócios e quem não for determinado, com foco no negócio, poderá sucumbir com seu investimento, principalmente em tempos de crise.

Como estamos chegando ao final do ano, também é oportuno fazermos nosso balanço particular. Exatamente, refletir no que fizemos e deixamos de fazer. Se nossas ações na família, com os amigos, na sociedade, com os colegas de trabalho, com os parceiros de negócios, com a igreja, enfim, seja qual for o meio relacionável, foram condizentes com as regras e ética social. Fui de fato uma boa pessoa? Procurei colaborar com o andamento das coisas que se relacionam comigo? Tem uma série de porquês que precisam de respostas positivas.

Considerando este ângulo da reflexão, o resultado do nosso balanço particular tem outra escala de medidas para apurar os resultados do período. Atualmente nosso dia a dia é bem atribulado, adotamos um padrão de vida que exige muito de todos nós, precisamos produzir mais e mais para satisfazer o padrão de vida que adotamos e que por isso facilmente nos faz desvirtuar dos nossos propósitos de ser um bom cidadão sob todos os aspectos.

Enfim, todo final de ano é um bom momento para o balanço individual de cada um de nós, ou seja, uma introspecção. Estou indo ao encontro da minha família? Me relaciono bem com os colegas de trabalho? Tenho amigos? Ajudo nas ações comunitárias? Se encontrar muitos “nãos” como resposta, nesta época, já próxima ao Natal e Fim de Ano, é um bom momento para começar a mudar de atitude  e adotar uma postura proativa nos relacionamentos com as pessoas, sem as quais não conseguiremos viver e assim, quem sabe, o balanço do próximo período trará dividendos positivos, pois certamente teremos melhorado como pessoa.

Coluna Eloy 27/11