logo fm91 logo 1500am whats-radio

São Tomé - Por Eloy Milton Scheibe

O famoso “ver pra crer”. Exatamente. Todo bendito ano na véspera da Chapadafest surgem os mais variados boatos pela cidade, como: “Nessa crise fazer festa”, “nessa seca fazer festa”, “ninguém mais tem dinheiro para gastar”, “isso não vai dar certo”, “mudaram um monte de coisas”, “era tão bom”, “nesse ano os ingressos estão muito caros” e a mais recente, “mudaram a feira para o ginásio só pra cobrar ingresso”.

Entre tantos outros argumentos pessimistas e negativos que ouvimos todos os anos a respeito do evento, quando nada disso é verdadeiro e são apenas observações míopes ou, o que é pior, maldosas.

A Chapadafest é o maior evento da região e com grande reconhecimento, visto que os visitantes do evento (feira, shows e bailes), são de localidades próximas, mas também boa parte vem de localidades longínquas, inclusive de outros estados. Portanto, o evento tem prestígio, caso contrário não haveria a participação de milhares de pessoas todos os anos. Duvidar disso é não ver o óbvio e mesmo assim todos os anos há descrentes e comentários maldosos sobre o evento que é uma grande riqueza cultural do município, sem falar nos recursos que o evento anualmente gera para escolas, entidades, indústria e comércio do município.

Qual é o problema em falar bem do evento? Qual a vantagem em diminuir os méritos que o evento tem? Sem falar que esta festa foi construída com muito esforço, dedicação, suor e lágrimas de muitos chapadenses que dedicaram seu tempo, deixando os afazeres profissionais de lado, se dedicando ao trabalho comunitário cujos benefícios revertem para o povo. De qualquer forma os pessimistas podem colocar as barbas de molho, pois o evento será sucesso novamente. É natural que em alguns anos o sucesso poderá ser maior que em outros, mas a Chapadafest é um grande evento independente da feira se realizar no centro da cidade ou não.

A melhor dica mesmo é relaxar, entrar na festa, curtindo todas as atrações dentro das possibilidades de cada um. A Chapadafest vai confirmar essa tradição no próximo evento.

Boa festa a todos!

Comentário do Eloy Milton Scheibe 8.1.2016