logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Dia dos Acadêmicos de Direito - 19/05

449154-19-de-maio-Dia-dos-Academicos-do-Direito

 O Direito é a ciência que estuda a aplicação das normas jurídicas vigentes em determinado país e visa organizar relações jurídicas entre grupos ou indivíduos na sociedade. O acadêmico de direito será, no futuro, o profissional que vai zelar pela correção de conflitos decorrentes da relação entre os cidadãos, pessoas jurídicas e entes do poder público, e ainda pela harmonia nas relações sociais.

O estudo do Direito abre um leque de possibilidades, são muitos os caminhos para os quais o acadêmico de direito poderá seguir. Quando formado, ele será bacharel em Direito e poderá optar entre a carreira como advogado ou ainda se candidatar a um cargo público.

Para atuar como advogado, o então bacharel em Direito precisa passar no exame da OAB e para seguir outras carreiras jurídicas, precisa passar em concurso público de provas e títulos.

O curso de graduação em Direito é generalista e tem foco nas Ciências Humanas. Na maioria das universidades, os três primeiros anos da graduação são teóricos e possuem aulas de sociologia, filosofia, antropologia, economia, entre outros, além de matérias especificas das mais diversas áreas do direito, como constitucional, penal, empresarial e civil. Nos últimos dois anos, o acadêmico de direito irá ter aulas com foco na prática, tanto real quando simulada, para que saia do curso preparado para as situações corriqueiras e para os problemas práticos decorrentes do exercício da profissão.

Para obtenção do título de bacharel em direito, é necessária a apresentação de trabalho de conclusão de curso no último ano da graduação, trata-se da monografia, na qual o estudante realiza uma pesquisa cientifica sobre determinado tema e o apresenta perante uma banca examinadora composta por professores da casa.

O curso tem duração de cinco anos e é oferecido, em geral, apenas na modalidade presencial, para especialização em determinada área é necessária uma pós-graduação.

Para aqueles que tem como sonho seguir a carreira acadêmica, as melhores universidades do Brasil oferecem programas de mestrado e doutorado, com duração média de dois e cinco anos, respectivamente.

O profissional do Direito acaba por ser, durante toda a vida profissional, um acadêmico, já que a constante mudança das leis o leva a viver em constante estudo e atualização.

O dia 19 de maio foi escolhido como dia dos acadêmicos de direito porque é o dia de Santo Ivo, que é o padroeiro dos advogados. Santo Ivo foi um Frade Franciscano que estudou filosofia, teologia e Direito em Paris, e ao voltar para sua terra natal trabalhou como juiz, demonstrando sempre sua inteligência e sabedoria na defesa dos necessitados e injustiçados.

Santo Ivo era conhecido como advogado dos pobres e sua atuação ainda hoje serve de inspiração para todos os profissionais da área jurídica, por seu senso de justiça e imparcialidade. 

Fonte: Calendarr