logo fm91 logo 1500am whats-radio

ÁGUA NA BOCA - Chucrute

chucrute

 

Ingredientes:

1 repolho inteiro

2 colheres de sopa de sal

Ervas e especiarias a gosto


Modo de Preparo:

Lave e higienize cada folha de repolho e corte-o como preferir.

Coloque tudo em uma tigela, acrescente sal marinho (ou sal grosso triturado no liquidificador) e coloque um prato que prense os vegetais, com um peso em cima. Adicione ervas ou especiarias do seu gosto para dar um sabor ainda mais especial.

Deixe o repolho prensado de 2 a 8 horas, em um lugar fresco ou na geladeira. Você já pode consumir o vegetal nesse momento ou continuar o processo para cultivar os probióticos.

Coloque todo o conteúdo em um pote de boca larga, que feche hermeticamente e esteja devidamente esterilizado, deixando cerca de um dedo de espaço entre o conteúdo e a tampa. Feche o frasco firmemente para impedir que o ar entre e interfira no processo de fermentação.

Coloque o pote em um local escuro e fresco de 2 a 4 dias. Quando começar a consumir, guarde o pote na prateleira menos fria da geladeira. Quanto mais tempo esperar para consumir, mais fermentado ficará a receita, além de ter melhor sabor e mais benefícios. O chucrute de repolho pode durar até 6 meses, já o chucrute de frutas tem validade de 2 meses.