logo fm91 logo 1500am whats-radio9

SAÚDE: Crianças que passam muito tempo em telas de dispositivos eletrônicos podem ter problemas oculares

images

40% dos pais de crianças entre 10 e 17 anos não sabem dos malefícios que ficar em frente às telas pode causar, segundo pesquisa

REPÓRTER: Mais de 83 por cento de crianças entre 10 e 17 anos utilizam tablets, computador, celular e vídeo-game durante três horas ou mais por dia, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Optometria. Porém, uma outra pesquisa realizada, pela mesma instituição, mostra que 40 por cento dos pais acreditam que os filhos não usam tanto assim e não sabem os riscos que o uso excessivo pode causar à visão das crianças e adolescentes. O oftalmologista de Brasília, Daniel Moon Lee, explica que o que acontece com a visão após uma frequência constante de no uso de dispositivos eletrônicos.

SONORA: Daniel Moon Lee, oftalmologista

“Os riscos associados a um uso excessivo de dispositivos eletrônicos como: tablets, computadores e a própria televisão fixa em um certo ponto, pode fazer com que a frequência do nosso piscar diminua pela metade, por exemplo. Então, só isso já leva a uma piora da lubrificação ocular, e leva a possíveis sintomas como ardência, vermelhidão, sensação de areia nos olhos, coceiras e uma visão embaçada, transitoriamente.”

REPÓRTER: De acordo com a pequisa da Associação Americana de Optometria, 80 por cento das crianças experimentaram ardência, coceira nos olhos ou cansaço após um longo período de uso dos aparelhos eletrônicos. Segundo o oftalmologista Daniel Moon, o tempo ideal para ficar em frente à TV, computador e outros dispositivos é de duas horas por dia.

Reportagem, Sara Rodrigues