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Tendências Fitness

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Todo ano, novas opções de exercícios físicos prometem mudar sua vida e deixar seu corpo exatamente do jeito que você esperava. Às vezes, isso acontece mesmo, outras você continua tentando, procurando outras opções ou ideias para complementar o que já faz.

Para ajudar nessa dúvida, o American College of Sports Medicine (ACSM) divulgou o seu relatório anual de tendências fitness. A pesquisa, que tem como objetivo apresentar opções que têm se popularizado, listou 40 possibilidades (sim! 40!) identificadas por profissionais da área em todo mundo, entre exercícios, tecnologias e tipos de treino. Ou seja, dessa vez ninguém tem desculpa para ficar parado.

Top 5 tendências fitness para 2016

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Wearables

O primeiro lugar ficou com a inovação: os wearables são “tecnologias para vestir”, incluindo pulseiras fitness, relógios inteligentes como o Apple Watch, monitores de batimento cardíaco e GPS. Esses dispositivos tecnológicos servem para auxiliar na hora de se exercitar, dando informações desde calorias gastas, pressão sanguínea e nível dos batimentos cardíacos, passando pela quantidade de água que você precisa beber e qualidade do sono, conseguindo até informar quais exercícios você deve fazer hoje e como.

Treino com o peso corporal

O body weight training é feito utilizando o mínimo de equipamento possível, usando o peso do corpo para equilibrar as atividades. Apesar de também ser oferecido por academias, uma das grandes vantagens (e motivos da popularização) desse treino é sua acessibilidade, podendo ser feito em casa.

 Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)

Concentrar curtas sessão de atividades seguidos por períodos de descanso: essa é a ideia do HIIT (high intensity interval training). O treino é ideal para quem não tem muito tempo porque os exercícios normalmente duram até 30 minutos. Só não é muito indicado para iniciantes, pois as sessões, apesar da curta duração, são bastante intensas.

Treino de força

Treino de força ou musculação é um clássico que nunca sai das listas de preferências. Essa escolha popular, que abrange todos os sexos e idades, é indicada junto com exercícios aeróbicos e treinos de flexibilidade.

Profissionais habilitados

Cada vez mais, as pessoas tendem a procurar profissionais de educação física especializados em programas de exercícios. No Brasil, já é exigida formação superior para trabalhar na área, mas a tendência é buscar treinadores cada vez mais especializados em determinados treinos.

Mais tendências:

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Treino funcional

O objetivo do treino funcional é usar a atividade física para facilitar o cotidiano. É usado para melhorar equilíbrio, coordenação, força e resistência nas atividades da vida diária. O treinamento funcional utiliza diversas capacidades físicas, abrangendo mais de um grupo muscular.

Exercício e emagrecimento

Combinar exercícios e perda de peso parece óbvio, porém, o foco aqui tem sido em trabalhar os dois em conjunto. Envolver nutricionistas e treinadores para realmente focar no emagrecimento, incorporando exercícios regulares no cotidiano junto com uma dieta equilibrada para potencializar os resultados. 

Yoga

Yoga não parece precisar de introduções, já que entra na lista já há alguns anos, variando nas posições. Para 2016, está no décimo lugar, principalmente pelas diferentes formas que possue, como Power Yoga, por exemplo. As posturas corporais utilizadas pela Yoga, junto com a meditação, visam a saúde da mente e do corpo, como flexibilidade e fortalecimento muscular.

Exercícios ao ar livre

Ideal para o verão, em que os dias ficam mais longos e agradáveis quando o sol começa a baixar, os exercícios ao ar livre podem ser feitos sozinho, com amigos ou até com grupos guiados por personal trainers. Ainda é uma forma de sair da mesmice, podendo incluir novos caminhos e atividades.  

Aplicativos de exercício

Deixe seu smartphone ajudar na hora de exercitar-se. Existem diversas opções de aplicativos disponíveis, grátis ou pagos, para iOS e Android que ajudam a controlar seus movimentos e dão feedback do progresso. Ajudam quem treina em academias, aqueles que fazem exercícios ao ar livre e até nas atividades diárias do cotidiano.