logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Uma aula de zumba pode fazê-la queimar até mil calorias

zumba 3

Você já deve ter escutado falar sobre Zumba. Não é à toa que a dança hoje é uma das modalidades mais procuradas nas academias. Além de um rítmo interessante, a modalidade pode fazê-la queimar até mil calorias por aula.  

Segundo especialistas, a dança mistura movimentos aeróbicos já conhecidos por quem é adepto das atividades físicas com ritmos e coreografias latinas como a salsa e o merengue, por exemplo.

Já os treinos são intensos e intervalados, aumentando a possibilidade de queima de calorias. Ainda, na opinião de educadores físicos, a Zumba dá condicionamento cardiovascular, além de promover a tonificação corporal por completo.

As aulas de zumba não necessitam do uso de equipamentos. Consiste em um aquecimento inicial. Em seguida, intercala-se exercícios aeróbicos, para trabalhar o condicionamento cardiovascular, com movimentos de dança, tonificando os músculos. Como a aula é considerada intensa, favorece a queima de calorias.  

De acordo com profissionais, qualquer pessoa pode se aventurar em uma aula de zumba, mesmo que acredite não ter um condicionamento físico adequado, porque embora ela seja dinâmica, o aluno tende a elevar seu nível de atividade conforme for ganhando prática.

zumba 1

Tanto que, em torno de três meses após o início na atividade, já dá para notar os resultados. Por outro lado, pode haver demora ou rapidez. O que irá definir será o nível de intensidade com o qual o aluno faz as aulas, além do seu preparo físico.

Os educadores físicos explicam que a zumba trabalha o corpo como um todo. Entretanto, os músculos dos membros inferiores (quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilha) são os que contam com uma maior participação.

Assim, a dança acaba sendo responsável por fortalecer, em especial, áreas como as pernas e o bumbum. Por outro lado, os músculos do centro do corpo, conhecido como CORE (abdômen, lombar, oblíquos, paravertebrais e membros superiores) também são muito trabalhados.  

No entanto, além da melhora na condição cardiorrespiratória, a zumba trabalha a percepção espacial e a coordenação motora do aluno, deixando os reflexos mais rápidos, além de melhorar o equilíbrio.

A mistura de movimentos em velocidades diferentes seriam as principais responsáveis por esse ganho de agilidade e propriocepção, pois a combinação de movimentos que vão de um lado para o outro, são fundamentais para o equilíbrio.  

Maior integração entre os alunos

Há quem procure se aventurar na zumba em busca da perda de peso. No entanto, os professores explicam que os alunos acabam sendo envolvidas pelos ritmos latinos, criando uma atmosfera mais sensual.

Além disso, a aula conta com coreografias as coreografias de ritmos como a salsa, o merengue, a cumbia e a reggaeton. Desta forma, seus movimentos quando combinados com a dança elevam a autoestima, despertando um lado mais sensual em quem a pratica.

E se não bastassem todos esses motivos, como as aulas são feitas em grupo há a participação de todos os alunos. Mesmo havendo também coreografias individuais, de acordo com profissionais dá para realizar danças em círculos, linhas e batalhas.

Esta estratégica de colocar um grupo de frente para o outro permite a troca de lugares e, consequentemente, uma maior interação entre as pessoas. Por outro lado, mesmo nas coreografias individuais a dança não deixa de ser compartilhada, garantindo integração e divertimento à todos os envolvidos.