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As melhores formas de hidratação no verão

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Durante o verão, com o aumento da temperatura torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de água pelo organismo tornam-se maiores.

A desidratação, tão comum nesse período do ano, pode ser evitada com boa alimentação e ingestão de líquidos. Pode ser que seu cansaço ou dor de cabeça seja simplesmente falta de líquidos!

Em condições normais, o organismo de uma pessoa adulta perde em média 2 litros por dia, considerando as perdas pelo suor, urina e fezes. Portanto, é necessária a reposição diária de em média 2 litros de água, considerando-se toda a água ingerida, pura ou na forma de alimentos, tanto líquidos quanto sólidos.

Ao contrário do que se pensa, não são apenas os alimentos na forma líquida os que hidratam o organismo. Existe água em todos os alimentos, sendo que em alguns as concentrações são bastante altas.

Nas perdas provocadas pelo suor, além da água perdem-se também sais mineraisprincipalmente o sódio, o qual necessita ser reposto. Por isso, em um suco de frutas (como uma limonada), uma pitada de sal é um excelente complemento. As chamadas bebidas isotônicas também seguem esse princípio. A água de coco é um isotônico natural, com quantidades equilibradas de sais e água.

Quando as perdas de água tornam-se maiores do que a reposição, o organismo entra em processo de desidratação, o que é extremamente perigoso e, em casos extremos, pode ser fatal. A água é essencial em todos os processos metabólicos vitais para o organismo. Para tirarmos energia dos alimentos que comemos e, consequentemente, nos mantermos vivos, é necessário haver água.

Melhores Formas de Hidratação no Verão

Água

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A melhor maneira de hidratar o corpo é com a água. Só a água realiza tarefas e funções em nossas células que outros líquidos não são capazes de fazer.

É de vital importante para a nossa saúde, pois mantêm o organismo em equilíbrio. Além de manter o organismo hidratado, a água ajuda-nos a digerir e absorver alimentos com mais facilidade. A água também diminui a densidade do sangue, ajuda a desinchar o corpo, regula a temperatura, reduz infecções, evita a celulite e desintoxica.

Água com limão

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A água com limão é especialmente ótima para hidratar o corpo, principalmente quando ingerida em jejum. A água com limão ajuda o sistema imune mediante a hidratação e a reposição dos fluídos perdidos pelo corpo. Os limões também são ricos em minerais e vitaminas que ajudam a eliminar as toxinas do trato digestivo. Ao tomar suco de limão, as toxinas são liberadas em um ritmo mais rápido, ajudando a manter a saúde do trato urinário. O ácido cítrico ajuda a maximizar a função da enzima que estimula o fígado e ajuda na desintoxicação.

Água de Coco

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Além de refrescante e deliciosa, a  água de coco é rica em sais minerais e nutrientes. Em 100 ml apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C. Por isso, é considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas. Evite tomar mais que um copo por dia.

Melancia

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Além de pouco calórica, a melancia é diurética, dá ânimo e previne problemas cardiovasculares. Composta por 90% de água, também refresca, hidrata o corpo eo mais gostoso de tudonão engorda. Ainda fornece vitamina C, carboidratos e potássio. Sem contar que a cor denuncia a presença de licopeno, substância festejada pela ação antioxidante e preventiva contra câncer.

Pepino

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O pepino é predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas suas impurezas. É um excelente mineralizante (tem fósforo, potássio, cálcio e enxofre). Combinado com outros legumes ou frutas rende ótimas saladas e sucos para o tratamento de gota.

Bebidas Isotônicas

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As bebidas isotônicas foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração, com efeito de prevenir a desidratação e melhorar o desempenho esportivo. Usar esse tipo de bebiba só em casos especiais de muita perda de suor.

Se você quiser, também pode fazer sua bebida isotônica em casa, é mais barato e saudável.

1 colher de sopa de açúcar

1/4 de uma colher de chá de sal (escolha o sal do himalaia, com mais de 80 minerais)

2 colheres de sopa de suco de laranja ou de limão

1 copo de água bem gelada

É só misturar tudo muito bem e está pronto!

Sucos de Frutas

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Um copo de suco de frutas até pode te hidratar, mas não é o ideal. Prefira comer as frutas in natura para absorver também as fibras. Caso queira tomar um suco, coloque folhas verdes e poucas frutas. Fruta, verdura ou legume, independentemente da receita da bebida, a água é presença constante. O líquido é essencial para manter as funções vitais do organismo, pois participa de todos os processos metabólicos. Evite tomar mais de um copo de suco por dia.

Chás Gelados

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Para ter sabor e saúde mesmo no verão, uma alternativa é optar pelos chás gelados. Eles têm todos os benefícios da bebida quente e, ainda, uma dose extra de refresco. Para hidratar, a pedida é o chá verde que também é antioxidante, aumenta a energia e ajuda a queimar gordura.

Como saber se o corpo está hidratado?

Uma das maneiras é olhando para cor do seu xixi, se estiver clarinho é sinal que está bebendo boa quantidade de água, se estiver escuro, precisa beber mais. A quantidade exata varia de pessoa para pessoas; nomalmente o ideal é que se tome de 6 a 8 copos de água por dia, mas use seu bom senso como guia. Cuidado com bebidas diuréticas como café e cerveja, elas desidratam ainda mais o corpo.