logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Uso de fones de ouvido e exposição a ruídos pode deixar ouvido entupido

fone-de-ouvido-hoje-pode-diminuir-sua-audicao-aos-50-anos2

A sensação de ouvido entupido, conhecida como plenitude auricular, geralmente ocorre quando estamos em situação de mudança rápida de altitude, como em um vôo ou mergulho. O ouvido é preenchido por ar e sua pressão interna deve estar equalizada com a pressão atmosférica para funcionar adequadamente. Quando a pressão do ambiente muda, como no vôo, a tuba auditiva, que comunica o ouvido com o nariz é aberta para fazer a equalização. Porém, se a altitude mudar de forma muito brusca, a dinâmica da tuba auditiva pode não ser rápida o suficiente, gerando sensação de ouvido tampado, desconforto e até dor.

Conhecendo o órgão

É importante entendermos a anatomia do ouvido. Ele é dividido em três partes: ouvido externo, médio e interno. Qualquer problema em uma dessas estruturas pode atrapalhar a transmissão do som e gerar sensação de entupimento no ouvido.

O ouvido externo é separado do médio por uma membrana muito fina, a membrana timpânica. O cerume (ou cera) pode se acumular no ouvido externo a ponto de obstruir todo o canal auditivo, formando uma "rolha" que impede o som de atingir a membrana timpânica e levando ao entupimento.

Algumas pessoas tem produção excessiva de cerume, mas, na maioria das vezes, o uso inadequado de hastes flexíveis e a entrada da água são responsáveis pela formação da "rolha", o cerume.

Sempre que o desconforto for prolongado, deve-se procurar o auxílio de um especialista

Outras doenças que ocorrem no ouvido externo são as otites externas, inflamações da pele do canal auditivo, que pode ficar inchado ao ponto de dificultar a passagem do som.

Em outras situações, o paciente tem a sensação de um problema no ouvido externo, mas que tem origem em outra estrutura. A articulação têmporo-mandibular, que fica logo à frente do ouvido, pode se deslocar para trás, pressionando o ouvido externo e criando a sensação de entupimento. Bruxismo e apertamento dentário são causas frequentes deste problema.

O ouvido médio é uma cavidade preenchida por ar e por três ossos pequenos que transmitem o som captado pelo tímpano ao ouvido interno. Disfunções da tuba auditiva e quadros infecciosos diminuem a mobilidade dos ossículos, causando redução da transmissão sonora. Esses quadros são particularmente comuns na infância, tanto por características anatômicas da tuba auditiva, como por resfriados, quadros alérgicos e aumento da adenóide.

O ouvido interno é responsável por processar o som e transmiti-lo ao nervo auditivo. Doenças do ouvido interno não provocam sensação de entupimento.

É normal o ouvido entupir sem motivo aparente?

Pode acontecer da pessoa estar trabalhando ou fazendo alguma atividade que não envolva uma diferença de pressão e, mesmo assim, sentir que o ouvido está entupido. O uso de tampões e fones de ouvido pode empurrar a cera para dentro do canal auditivo e impactar a membrana timpânica, causando a sensação de entupimento.

Atendentes de telemarketing e trabalhadores expostos a ruídos (como operários da construção civil e de fábricas) costumam sofrer com este efeito. Importante destacar que os trabalhadores devem sempre utilizar os equipamentos de proteção individual, mas também que o uso prolongado dos equipamentos pode provocar a sensação de ouvido entupido. Pilotos, comissários de bordo e mergulhadores também são vulneráveis por estarem expostos a grandes mudanças de altitude em curto período de tempo.

Em todos os casos, sempre que o desconforto for prolongado, deve-se procurar o auxílio de um especialista. As causas são variadas e cada demanda tem um tratamento específico. O ouvido é um órgão muito sensível e responsável por funções extremamente necessárias para o nosso cotidiano, como a audição e o equilíbrio? Por isso é importe cuidar sempre dele.

 Fonte: www.minhavida.com.br