logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Plantas medicinais ganham espaço e já são oferecidas na rede do SUS

not 201608232133496532 g

Passo Fundo é sede da 10ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas, popularmente conhecidas como plantas medicinais. O encontro, que iniciou na última segunda-feira (22) segue até hoje (24) no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo.

O evento conta com a participação de trabalhadores e voluntários das áreas de saúde, agricultura, educação, extensão rural e pesquisa.

Segundo a organizadora e coordenadora regional de bem-estar social da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Doriana Gozzi Miotto, o evento conta com novidades, como iniciativas de empreendedorismo que utilizam as plantas bioativas em alimentos do dia a dia e no ramo da cosmética.

Destacou que o saber popular tem vasto conhecimento sobre as propriedades das plantas medicinais, o que também é debatido no seminário, abrindo assim a possibilidade de tratamentos de saúde alternativos aos tradicionais remédios.

Doriana afirma ainda que já existem plantas medicinais cadastradas no SUS e oferecidas aos pacientes de Passo Fundo que desejam fazer tratamentos diferenciados, o que atesta os poderes medicinais destas plantas.

Fonte: Uirapuru