logo fm91 logo 1500am whats-radio9

MST ocupa Incra e Ministério da Fazenda em Porto Alegre

incra2

O pátio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério da Fazenda em Porto Alegre foram ocupados na manhã desta segunda-feira (5) por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Ruais Sem Terra (MST). De acordo com a organização, 2 mil pessoas participam da ocupação.

Eles pedem a reforma agrária e se posicionam “contra o golpe e a retirada de direitos” conforme comunicado divulgado pela manhã desta segunda. De acordo com a entidade, os trabalhadores exigem o assentamento de 2,3 mil famílias acampadas no estado e a suspensão de um decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que penalizou 578 assentados considerados irregulares no país.

De acordo com o MST, existem 13 mil famílias assentadas no Rio Grande do Sul, sendo que 10,5 mil dos beneficiários estão em situação irregular. Não há previsão para que os integrantes do movimento deixem os locais ocupados.

Ambas as ocupações que acontecem em Porto Alegre fazem parte da Jornada de Lutas Unitária dos Trabalhadores e Trabalhadoras, das Águas e das Florestas, que acontece em todo o país.

     Fonte: G1