logo fm91 logo 1500am whats-radio

FREDERICO WESTPHALEN - EMATER/RS-ASCAR participa da reunião sul brasileira de ciência do solo no município

frederico wesphalen 06-09-16

Extensionistas técnicos da Emater/RS-Ascar estiveram presentes na 11ª edição da Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, que aconteceu de 31 de agosto a 02 de setembro, em Frederico Westphalen, nas dependências da Universidade Regional Integrada (URI). O tema da Reunião este ano foi qualidade do solo e ambiente de produção, discutido através de apresentações de trabalhos científicos, conferências, painéis, reuniões das sessões técnicas da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e assembleia geral.

Nas conferências e painéis foram debatidos temas como, a história da ciência do solo nos estados do RS e SC, qualidade de solos, aspectos ambientais de contaminação de solos, dinâmica de carbono e erosão nos ambientes de produção, entre outros. Ao todo, 13 técnicos da Emater/RS-Ascar participaram do evento, o assistente técnico estadual, Edemar Streck, os assistentes técnicos regionais, Carlos Roberto Olczevski de Frederico Westphalen, Josemar Parise, de Soledade, Cezar da Rosa, de Erechim, Dejair Burtet, de Ijui, o supervisor de Passo Fundo, Ronaldo Carbonari, além dos engenheiros agrônomos da Emater/RS-Ascar, Felipe Lorensini, Fernando de Rossi, Jackson Luiz Arboit, Joana Hanauer, Mateus Stefanello, Luciano Schiavenin e Douglas Campigotto.

Os participantes declararam que todas as informações obtidas no evento são extremamente importantes para o trabalho realizado a campo, com as famílias assistidas da Emater/RS-Ascar. “Entre os assuntos abordados na Reunião destaca-se a extratificação de amostragem e análise de solos de zero a dez e de dez a 20 centímetros em áreas de plantio direto consolidado, bem como a comprovação científica de que as leguminosas, além de fixarem nitrogênio para as culturas, influenciam diretamente na permanência do carbono no solo por mais tempo. Outro tema de grande importância apresentado no evento foi o resultado das pesquisas que mediram uma grande perda de solo durante chuvas intensas nas bacias estudadas, em especial nas áreas que não contavam com terraços ou outros mecanismos para segurar a água de escorrimento superficial”, apontou o assistente técnico regional de recursos naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Olczevski.

O objetivo da Reunião foi estimular os participantes à reflexão sobre os cuidados com o ambiente de produção, questionando se o conhecimento gerado pelas instituições de ensino e de pesquisa está sendo aplicado na busca pela qualidade do solo, tornando-o sustentável e mais produtivo.

Por Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen - Jornalista Marcela Buzatto