logo fm91 logo 1500am whats-radio

NOVA BOA VISTA - A história de Rafael, transplantado de um rim

14102626 1769467579988130 4052105064976492843 n

Através da colega Joseane Paula Steffens, o ABCNotícias soube que um jovem novaboavistense havia feito um transplante de rim, e em 2016 completou 5 anos dessa cirurgia.

Mas o que é o transplante renal?

Segundo o site: sbn.org.br, é uma opção de tratamento para os pacientes que sofrem de doença renal crônica avançada.

No transplante renal um rim saudável de uma pessoa viva ou falecida é doado a um paciente portador de insuficiência renal crônica avançada. Através de uma cirurgia, esse rim é implantado no paciente e passa a exercer as funções de filtração e eliminação de líquidos e toxinas. Seus próprios rins permanecem onde eles estão, a menos que estejam causando infecção ou hipertensão.

O transplante renal é considerado a mais completa alternativa de substituição da função renal. Tendo como principal vantagem a melhor qualidade de vida, pois o transplante renal garante mais liberdade na rotina diária do paciente.

O ABCNotícias entrou em contato com o jovem Rafael Darci Locatelli de 16 anos, que contou como foi a sua experiência.

“Nasci com o canal da uretra trancado, aí por causa deste problema veio a insuficiência renal. No dia 9 de setembro de 2011 foi realizado o transplante no Hospital São Lucas da PUC/RS em Porto Alegre. Não sei quem foi o doador, pois eles não divulgam quem é, só falaram que foi um menino de 15 anos de Porto Alegre. Hoje estou bem, só cada três meses tenho que ir a Porto Alegre para fazer exames de rotina. Logo após o transplante tive três convulsões, depois não tive mais nada, hoje levo uma vida normal, só não posso deixar de tomar as medicações. Graças ao transplante posso levar uma vida normal e se todas as pessoas tivessem consciência de doar os órgãos não teria tantas pessoas sofrendo nos hospitais”, finalizou Rafael.

Fonte: ABCNotícias

      Foto: Arquivo Pessoal