logo fm91 logo 1500am whats-radio9

PALMEIRA DAS MISSÕES - Direito da Mulher Conselho Estadual expõe ações e ouve comunidade

DSC 2077 copy

Ainda integrando a programação do Outubro Rosa, ocorreu na tarde desta quinta-feira (13) o Seminário Regional promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, reunindo representantes de diversas entidades e setores envolvidos com a causa, além de participantes de municípios da região, como Passo Fundo, Pontão, Três de Maio, entre outros.

A atividade foi realizada na Câmara de Vereadores com o objetivo de estabelecer um diagnóstico das políticas públicas desenvolvidas no estado pelos movimentos de mulheres e enfatizar a campanha do Outubro Rosa. Durante o encontro, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Fabiane Dutra, explicou que as mulheres necessitam de políticas de Estado e não de governo, mas, além disso, elas precisam ser realmente efetivas.

Contudo, as diversas ações realizadas vêm esbarrando na falta constante de recursos, o que impossibilita os avanços da causa, como observou Fabiana. Outro tema bastante debatido durante o seminário foi a dificuldade que a mulher enfrenta com a geração de trabalho e renda, uma vez que muitas das vítimas não conseguem interromper o ciclo de violência doméstica pois são dependentes financeiramente de seus agressores.

O Conselho Estadual realiza estes encontros em diversas regiões do estado para ouvir da população sobre a situação dos municípios na luta pelos direitos das mulheres. Os representantes presentes salientaram as experiências em cada cidade, dos avanços e dificuldades, como o relato dos representantes de Três de Maio, único município do estado que possui uma secretaria municipal de direitos da mulher, o que já garantiu o progresso desta temática.

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do RS foi criado em 25 de abril de 1986 e sofreu várias alterações até ser instituído pela Lei n° 13.947, de março de 2012. É um órgão autônomo, deliberativo, normativo e fiscalizador, sendo responsável pela interlocução entre a sociedade civil e o Estado nas questões relativas aos direitos da mulher, objetivando garantir o pleno exercício de sua cidadania.

A programação segue com o desfile e coquetel da campanha na Loja Sensual, no sábado (14) e domingo (15). Na Câmara de Vereadores, dia 22, será realizada uma Sessão Especial da campanha às 19h30min. Já em novembro, dia 5, acontece a Feira da Saúde, que irá abranger ambas as campanhas (Outubro Rosa e Novembro Azul). A Feira será na Praça Paulo Ardenghi, durante todo o dia, com a realização de testes rápidos, entre outros. Para encerrar a programação, será realizada uma missa na Igreja Matriz Santo Antônio, no dia 27 de novembro, às 9h. 

Fotos: Priscila Devens/AI

DSC 2070