logo fm91 logo 1500am whats-radio9

BARRA FUNDA - Secretaria Municipal de Saúde realiza mateada das poderosas

barra funda 21-10-16

Dezenas de poderosas se reuniram na Unidade de Saúde para participar da Mateada das Poderosas, que aconteceu na tarde da terça-feira, 11 de outubro. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Tutelar, com a apoio do Departamento e Centro de Referência em Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação objetivou realizar um alerta quanto à prevenção e detecção precoce do Câncer de Mama.

Alegria, motivação, animação, homenagens, apresentações artísticas e informações pautaram à tarde. A ação, marcou uma atividade do município dentro do Outubro Rosa. A campanha Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Na oportunidade, o Secretário Municipal de Saúde. André Signor ressaltou a importância de atividades como esta, pois a Unidade de Saúde de Barra Funda acredita que Saúde se faz com prevenção! Destacou também que Outubro é o mês dedicado à informação e alerta ao câncer de mama, mas os cuidados com a saúde da mulher devem ser contínuos: todos os meses do ano, por isso a necessidade do acompanhamento e dos exames de rotina. A psicóloga Simone Lazouwnik destacou que o tratamento psicológico é fundamental no processo de tratamento, para que o paciente aceite, conheça e externalize seus medos, assim como a família necessita ser trabalhada para o enfrentamento da doença, tirando dúvidas, falando sobre seus anseios para compreender seu papel durante o tratamento que muitas vezes é longo e ter em mente que o câncer é absolutamente tratável. A enfermeira Joira de Zorzi enfatizou a importância da convivência e da troca de experiência, apresentando informações sobre o Câncer de Mama, destacando que todas as mulheres, independentemente da idade, observem suas mamas, mesmo sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias, uma vez que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Para descontrair, o grupo prestigiou apresentações musicais de pessoas da comunidade, que levaram uma mensagem de amor e motivação às participantes. Além disso, foram homenageadas mulheres barra-fundenses que venceram a luta contra o Câncer de Mama, destacando o otimismo e a força por elas manifestadas no decorrer desta trajetória. As vencedoras também tiveram espaço para manifestarem seus sentimento e suas percepções sobre o câncer, agradecendo as palavras de otimismo e a atenção recebida nos momentos mais difíceis. Os conselheiros tutelares também realizaram um momento de acolhida, com a leitura de uma reflexão ao grupo.

O evento culminou com uma homenagem às mulheres que venceram a batalha contra o Câncer, a mateada, confraternização e sorteio de diversos brindes doados pelo comércio local, que incentivou e apoiou a realização da atividade.

Por Micheli Agostini