logo fm91 logo 1500am whats-radio9

OUTUBRO ROSA - Caminhada das Vitoriosas reúne milhares de pessoas em Porto Alegre

caminhada4

A cor rosa tomou conta do Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, na manhã deste domingo (23). Milhares de pessoas entre pacientes em tratamento contra o câncer de mama, familiares e comunidade em geral se concentraram no local para a Caminhadas das Vitoriosas, ação alusiva ao Outubro Rosa realizada simultaneamente em diversas capitais do país.

Com guarda-chuvas, balões e camisetas na cor da campanha, os participantes foram às ruas para pedir acesso a diagnóstico e tratamento ágeis e adequados para o combate à doença.

Enquanto seguiam o percurso da caminhada, o clima entre os participantes era de alegria, e essa é a mensagem que as mulheres que lutam ou que já venceram a doença buscam transmitir para quem passa pela mesma situação.

"Estou em tratamento, me sinto muito bem e acho que a atitude é essa, a gente descobre, passa pelo pânico e depois vemos que podemos ser vitoriosas. Não se pode deixar derrotar pelo câncer. É uma doença dificil, mas a alegria e a vontade de viver me fizeram ter força para lutar", afirma Denísia Santana, de 47 anos, que está em tratamento contra o câncer de mama.

Apesar de oferecer até 95% de cura se diagnosticado e tratado com agilidade, o câncer de mama ainda é o tipo que mais mata mulheres no país. Mesmo quando a doença é descoberta em estágio mais avançado, ainda é possível mantê-la controlada com tratamento adequado.

 Fonte: G1