logo fm91 logo 1500am whats-radio

TEMPO - Frio em novembro pode indicar início do período de La Niña

FRIO

 

As temperaturas mínimas em torno dos 5ºC no sábado e 11ºC neste domingo surpreenderam os gaúchos, que esperavam um mês de novembro mais próximo ao clima de verão. Meteorologistas acreditam que as baixas temperaturas indiquem o início de um período de La Niña, quando as águas do Pacífico resfriam e o tempo fica firme e seco. As informações são de Zero Hora.

O motivo do frio nesta semana, segundo especialistas, é uma massa de ar polar que entrou no continente, provocando a queda das temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Porém, segundo especialistas, esse quadro vai mudar em breve.

Segundo o meteorologista da Somar Meteorologia Evandro Magalhães, a última vez que o frio atingiu o Estado nesta época do ano foi em 2011. Além disso, ele diz que o La Niña só deve se firmar em março ou abril do ano que vem. Enquanto isso, o gaúcho ainda pode esperar momentos intercalados de frio e de calor.

"Na segunda-feira, as temperaturas estarão mais altas, mas na parte da noite já volta a esfriar. Na terça e quarta-feira, teremos novamente temperaturas mais baixas, e depois o calor volta. No próximo final de semana, é esperada chuva para todo o Estado".

INFORMAÇÕES: ZERO HORA