logo fm91 logo 1500am whats-radio

Nova Boa Vista - 2ª Feira da Saúde é sucesso

10   08

Integrando as atividades preparadas para a Semana do Município – em comemoração ao 25° aniversário de emancipação político-administrativa –, a Administração Pública Municipal, juntamente com a Secretaria da Saúde, realizou, na última quarta-feira, 15 de março, sua II Feira Municipal da Saúde.

O evento aconteceu no turno da tarde, iniciando com um momento solene, no qual o Prefeito Municipal, Daniel Thalheimer, expressou agradecimento a todos os presentes e a equipe organizadora, bem como, expôs para a população que a saúde é uma das prioridades da gestão atual, mostrando-se acessível e disponível para contribui sempre que necessário.

Em seguida, o Secretário da Saúde, Jackson Laerte Zwirtes, agradeceu à participação de todos os parceiros e funcionários da Secretaria, destacando que, para serem mais eficientes, os serviços em saúde precisam ser promovidos por um conjunto de várias áreas e profissionais, de forma interdisciplinar. O secretário também falou a respeito da importância de discutir temas importantes para a construção e melhoria constante da saúde pública – termo que, em seu entendimento, não diz respeito, exclusivamente, à procura dos serviços depois que as doenças já estão instaladas, mas, também, ao trabalho de prevenção e de disseminação das informações.

Em seguida, o Presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Martinazzo, fez uso da palavra, agradecendo a todos os presentes e reforçando a importância da prevenção de doenças para uma melhor qualidade de vida da população.

Convidada para deixar sua mensagem, a representante da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Andreia Blau, falou a respeito da importância do fortalecimento da Atenção Básica para a prevenção e melhora da saúde do município e da região, bem como, parabenizou a equipe da atenção básica pelo empenho na realização da Feira de Saúde.

 

06   05

 

Desfeita a mesa oficial, o coral Estrelas do Amanhã, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Anjos, apresentou-se cantando duas músicas que emocionaram a todos.

Logo após, o público presente pôde acompanhar a palestra de Luís Carlos Bolzan, que abordou diversos assuntos referentes a saúde, tais como os direitos e deveres dos usuários do SUS, previdência social, importância da atuação de diversos setores da saúde, além de assuntos referentes a legislação e forma correta de gestão em saúde.

Com o findar das palestras e, também, durante o período da tarde, os visitantes que passaram pela feira tiveram oportunidade de conhecer melhor o trabalho dos profissionais da Unidade Básica de Saúde, com a exposição e divulgação de informações a respeito do uso de medicamentos da farmácia básica, de cuidados com a saúde e violência contra a mulher, contando também com a presença da barraca da dengue trazendo o alerta e informações a respeito do assunto e demais informações referentes a vigilância sanitária.

14      012

O setor de nutrição em colaboração com a equipe da Unidade Básica de Saúde promoveu a oficina de alimentação saudável, onde foram repassadas à população dicas de lanches saudáveis através da entrega de folder com as receitas e degustação de alguns lanches saudáveis, como forma de estímulo à formação de hábitos alimentares saudáveis.

Ainda estiveram presentes mostrando seu trabalho o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), o Conselho Tutelar, o Escritório Municipal da Emater/RS, o Centro Regional de Referência da Saúde do Trabalhador (CEREST) de Palmeira das Missões, o curso de enfermagem do Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG/Sarandi), o Hospital de Olhos de Passo Fundo, a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/Carazinho) com os cursos de enfermagem, estética e biomedicia, e o SESC de Carazinho, que disponibilizou brinquedos e escovação supervisionada com auxílio da odontóloga de Nova Boa Vista. Além disso, profissionais de acupuntura e massagem foram contatados para disponibilizar este serviço na feira.

 

01

 

A Secretaria Municipal de Saúde agradece a presença de todos e reafirma sua preocupação com a prevenção da saúde da população Novaboavistense.

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Boa Vista