logo fm91 logo 1500am whats-radio9

ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL - II seminário de educação empreendedora

seminario de educacao almirante 4

A Escola Estadual Ensino Médio Almirante Tamandaré realizou na noite de 29 de junho, o II Seminário de Educação Empreendedora, na Câmara de Vereadores de Almirante Tamandaré do Sul.  No evento foram apresentados os trabalhos de pesquisa das turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já no turno da tarde deste dia, os alunos do 1º ao 5º ano  apresentaram as pesquisas com o tema Empreendedorismo Rural e Produção de Alimentos. O Projeto iniciou em 2016 e tem continuidade no decorrer de 2017.

Na abertura foi composta a mesa com as seguintes autoridades: diretora Dilse Klein Bicigo, vice-diretora Isabel Cristina Schneider, coordenadora da 39ª CRE Sandra Denise Bandeira Guerra, representante do Legislativo Débora dos Santos, presidente do Conselho Escolar Maria Inês Reisdörfer, presidente do CPM Adilson Rauber, Viajante do Merco Sul Pery Sommer Pereira e seu filho Economista Antenor Giacomolli Pereira. Participaram do evento todos os professores da escola e funcionárias, comunidade em geral e os pais dos alunos.

Segundo a diretora da escola, Dilse Klein Bicigo, o objetivo do Seminário é estimular o espírito empreendedor e desenvolver habilidades e aptidões nos alunos. “Este projeto surgiu por entendermos que o aprendizado do conteúdo empreendedor é fundamental para todas as áreas da educação e é de suma importância. Este é um caminho certo  de transformações, na diminuição da desigualdade e da injustiça social através do conhecimento. Através de ações como estas estimulamos desde cedo a elaboração de projetos, a discussão de objetivos e traçamento de metas, além disso os alunos aprendem a  trabalhar em equipe”, explica a Diretora.

As turmas do 6º ao 9º ano apresentaram temas como: Economia Doméstica, Produção de Hortaliças, Organização e Melhoramento no Espaço Escolar, Horto e Horta, Lip-Balm Caseiro, Reciclagem de Vidro, Repelente Natural, Hora do Conto – Literatura e Energia Solar. Os alunos do ensino médico apresentaram: Alimentação e Bem Estar, Aproveitamento de Alimentos, Porta Latas Personalizados, Energia Eólica e Carregador Sustentável, Do lixo ao Luxo – Faça Você Mesmo, Carregador de Celular à Base de Água, Suporte Prático para Celulares,  Tratamento de Esgoto por Zona e Raízes, Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos, Comunicação e Internet e Balas Medicinais. A EJA apresentou o tema Artesanato – Fonte de Renda Extra. 

Para desenvolverem os projetos de pesquisa, os alunos contaram com o apoio de parceiros representantes do comércio, indústria, agricultura e serviços locais, entre eles: Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar, Produza, Cotrijal, Laticínios Deale, Elaine Kampf, Associação das Artesãs, Rádio Simpatia, Jornal Integração Regional, Lidio Maria, Maria Jessi Schuch, Salete Schmidt, Juviane Colognese, Elétrica Grespan, Sandra Terezinha Sebben, Juliana Soares e Everson e Leandro Fleck.  

Daiandy R. Kraemer