logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Secretaria da Saúde confirma mais três mortes por gripe no Rio Grande do Sul

 

Mais três mortes por gripe no Rio Grande do Sul foram confirmadas na tarde desta quinta-feira (13) pelo secretário de Saúde, João Gabbardo Reis. Desde o início do ano, o estado registra 26 óbitos por Influenza.

As vítimas mais recentes eram três idosos que foram contaminados pelo vírus H3N2, que faz parte do grupo conhecido como gripe A. Eles morreram neste mês, e tiveram o laudo que confirma a causa do óbito divulgado nesta quinta.

No dia 3, uma mulher de 64 anos que não havia sido vacinado morreu em Xangri-Lá, no Litoral Norte. Já no dia 8, outra mulher, de 84 anos, faleceu em Santa Margarida do Sul, na Região Central – ela estava vacinada, mas sofria com leucemia, o que dificultava o tratamento.

O caso mais recente foi no dia 9, quando um homem de 92 anos morreu em Porto Alegre. Ele havia sido imunizado, mas tinha doenças crônicas e acabou morrendo.

Até o momento, segundo a secretaria, os casos de gripe ocorreram em 64 municípios do estado, com predomínio da capital. As 26 mortes ocorreram em 18 cidades diferentes.

A pasta informa, ainda, que muitos postos de saúde ainda dispõem de doses da vacina, que é aplicada gratuitamente.

 Fonte: G1