logo fm91 logo 1500am whats-radio9

MOVIMENTO TE MEXE PRODUTOR

WhatsApp Image 2017-08-23 at 10.57.53

Produtores rurais da região reuniram-se no Parque Vali Albrech na BR 386 – km169 em Carazinho na manhã da quarta-feira, 23 de agosto, onde realizaram uma Audiência Pública em virtude da necessidade das seguintes mudanças:

- Reforma Tributária: urgente atualização visando a refroma da constituição, por meio de PEC’s (Propostas de Emenda à Constituição), cujo intuito é uma mudança significativa nas bases do sistema, tornando-o mais justo, pois o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos e ineficientes de todo o mundo.

- Taxa de juros: urgente redução de juros para crédito rural de custeio e investimentos dentro de patamares mundiais para que possam concorrer com outros mercados.

- Combustível: o aumento ocasionou elevação de custo de produção, pois, além de maiores despesas de custeio dentro da porteira acarretará maiores valores de fretes, diminuindo o valor final recebido pelo agropecuaristas.

- Importação X Câmbio: concorrência predatória de produtos importados em detrimento dos produtos nacionais (trigo, leite, etc), enquanto que não existe permissão para importação de insumos e maquinário agrícola.

- Corrupção: necessária uma legislação que puna com mais rigor todos os atos ilícitos no País.

Conforme os produtores e lideranças da região há a insatisfação com os rumos que estão sendo tomados pelo País, especialmente em relação a dificuldade de sua renda. O evento contou com a participação de Sindicatos, entidades, cooperativas, empresas, poderes públicos: executivo e legislativo de Almirante Tamandaré do Sul, Carazinho, Chapada, Coqueiros do Sul, Ernestina, Não-Me-Toque, palmeira das Missões, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Santo Antônio do Planalto, Sarandi e Vitor Graeff.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapada, Paulo Francisco Feltes, o movimento surpreendeu, ultrapassou a expectativa dos organizadores. Este é um movimento da população que está descontente com o que está acontecendo no País.  Ainda segundo o presidente Paulo, o congestionamento se estendeu por aproximadamente 2 quilômetros na BR 386 e a lentidão do trânsito se deu e virtude do grande movimento de maquinários agrícolas que necessitavam atravessar a rodovia.

Segundo o representante da Coagril, Rudinei Richter que também participou do movimento, várias empresas ligadas ao agronegócio participaram dando apoio aos produtores rurais. As bases de reivindicações são para melhorar a vida de toda população.

 

 WhatsApp Image 2017-08-23 at 10.57.25

WhatsApp Image 2017-08-23 at 10.57.45

WhatsApp Image 2017-08-23 at 10.58.30

WhatsApp Image 2017-08-23 at 11.01.47

FOTOS: Tiago José Ledur