logo fm91 logo 1500am whats-radio9

66ª Romaria de Fátima reúne mais de 150 mil fiéis

santa

A 66ª Romaria Diocesana ao Santuário de Fátima traz neste ano o tema: “Maria, modelo de vida cristã” e lema: "Fazei tudo o que ele vos disser" (Jo 2,5). Pessoas vindas de diversas cidades da Diocese e, também, de fora dela, devem participar deste momento de fé e devoção a Nossa Senhora, que será realizado no dia 08 de outubro. Mais de 150 mil fiéis são esperados.

 Para receber aos romeiros, foi construído um novo pavilhão, com capacidade de acomodação de mais de 500 pessoas, o qual fica situado no terreno atrás do altar, próximo das churrasqueiras. Além dos banheiros existentes no local, mais 6 banheiros químicos serão disponibilizado em pontos estratégicos.

De acordo com o Bispo Diocesano, Dom Adelar Baruffi, a devoção a Nossa Senhora de Fátima está presente em todo o mundo católico, especialmente neste ano em que celebramos os 100 anos de sua aparição, em 1917, em Fátima, Portugal. “Andando pelas paróquias e comunidades da Diocese, que compreende 33 municípios da Região, encontro com muita frequência a imagem da Virgem de Fátima nas igrejas e, em muitos lugares, existe um salutar costume de ter pequenas capelinhas com a imagem de Fátima que são levados de casa em casa. É Maria que entra na casa e, com ela, leva Jesus Cristo. Segue-se o belo costume de rezar o Rosário, assim como a Virgem pediu em suas aparições”, conta. 

Segundo o Bispo, a Romaria é um evento grande e marcante. É um tempo especial de renovação e fortalecimento da fé. “A Romaria é um tempo de intensa evangelização. Ela inicia com a escolha dos festeiros, que recebem a missão de organizar e conduzir a Romaria. São pessoas que encontraram a alegria em servir e fazer o bem. Também foram preparados 4 encontros com grupos de reflexão, que unem famílias para aprofundar o tema central, à luz da Palavra de Deus. Neste ano, o tema é "Maria, modelo de vida cristã". Em todas as 600 comunidades foram realizados estes encontros preparatórios. Depois, especialmente para Cruz Alta, a novena preparatória que foi envolvendo o nosso povo”, lembra.

Neste ano, a Romaria tem um cunho especial, pois celebramos o centenário das aparições de Maria em Fátima e será ocasião de encerramento do Ano Mariano em nossa Diocese. Também, porque é o primeiro ano que celebraremos a Romaria após a elevação do Monumento para Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima.

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO (08/10)

08h: Missa de acolhida - Padre Márcio Laufer, pároco da Catedral de Cruz Alta;

09h: Saída da Imagem em procissão até o Santuário

10h: Missa Santuário - Dom Adelar Baruffi, Bispo da Diocese de Cruz Alta;

11h45min – Flash mob – Setor Juventude da Diocese de Cruz Alta

14h30min – Benção da saúde: Padre Ari Braganhollo, Reitor do santuário.