logo fm91 logo 1500am whats-radio9

BARRA FUNDA - projeto proteção de nascentes melhora saúde de agricultores familiares

 

  Em uma parceria da Emater/Ascar, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Obras de Barra Funda, foi realizado o projeto de captação da água e proteção da nascente em algumas propriedades rural do município.

  O recurso natural é utilizado para consumo da família e de animais, a água para consumo humano deve atender a uma série de especificações de qualidade, a partir de procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e de seus padrões de potabilidade. 

  Visto que, são raros os organismos que não dependem da água para sua sobrevivência, este tema é uma prática rotineira para os extensionistas chegar na propriedade rural e perguntar de onde vem e como é utilizada a água. E, quando necessário, fazem a orientação e o projeto de proteção das nascentes para contribuir na melhoria da saúde dos agricultores. 

  Mas o trabalho da Emater/Ascar pela preservação da água não se limita somente à Assistência Técnica para proteção de nascentes, abrange ainda o incentivo ao uso de técnicas de irrigação seguindo os critérios de sustentabilidade, como o gotejamento e reutilização da água da chuva por meio de cisternas. O que garante, além da preservação ambiental, um aumento da produção e da produtividade pelo uso racional da água.