logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Água de Chapada é de excelente qualidade

       O Engenheiro da Corsan de Carazinho Rudinei Craco e o Gestor da Unidade de Saneamento de Sarandi Jocival Machado estiveram na 1500 AM, na terça-feira, 6 de março, falando sobre o saneamento básico do município.
       Craco disse que a visita à Chapada foi em virtude da verificação da situação operacional dos sistemas. “O abastecimento está tranquilo no município. Estamos acompanhando também o andamento dos investimentos que a cidade está fazendo e os loteamentos particulares. De forma geral, o sistema sempre tem modificações, intervenções que são contínuas, como rompimento de rede, vazamento de ramal, isso é manutenção continuada, que as equipes presentes aqui resolvem. A gente estuda o sistema a longo prazo, o que seria necessário para daqui há 10, 15 ou 20 anos. Nesses 10 a 15 anos o município está tranquilo em termos de abastecimento, tanto quanto a disponibilidade de água, como em equipamentos (bombas, poços e reservatórios), e em questão de qualidade, os lençóis de Chapada tem uma condição muito boa, a água daqui não tem nenhum componente que seja prejudicial ou que tenha uma concentração muito alta, que não seja recomendada pelos órgãos de saúde, a água de Chapada pode ser utilizada sem receio nenhum, todas as normas são cumpridas, o tratamento é feito conforme o recomendado pela portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde”, comentou.
        Jocival disse que a equipe de Chapada (Ângelo Ribeiro e Ismael Fuchs) é excelente, que atende muito bem o município. “A gente sabe que necessitamos de mais pessoal, mas na medida do possível eles conseguem efetuar o trabalho em dia, auxiliar a comunidade, então estamos bem contentes com o trabalho deles. Sabemos que é difícil, que é bastante coisa, mas o trabalho está sendo bem executado. O tratamento da água é feito diariamente, assim como são feitas análises de manhã e de tarde. A água de Chapada é de excelente qualidade e tem uma boa reserva”, falou Jocival.
       Em Chapada foram perfurados 6 poços. Destes quatro estão em funcionamento (ao lado do Ginásio Municipal, na saída para Palmeira, na saída para Santana e próximo a AABB), um foi inativado e o CHA 6 é o novo que entrará logo em funcionamento próximo ao Trevo.

Fonte: Redação ABCNotícias.