logo fm91 logo 1500am whats-radio9

BARRA FUNDA - Jovens Barrafundenses prestam juramento à bandeira

DSCN0089

Na manhã da última sexta-feira, 27 de julho, 28 jovens foram dispensados da prestação de serviço militar, após cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional realizada em frente a Prefeitura Municipal.

A solenidade foi realizada pela Junta de Serviço Militar (JSM) e contou com a presença do Soldado da Brigada Militar de Barra Funda, Junior Ortiz, do prefeito municipal acompanhado da primeira dama, presidente da câmara de vereadores, vereadores, secretários e demais autoridades.

A solenidade teve por objetivo a prestação do compromisso perante a Bandeira Nacional pelos cidadãos da Classe de 2000 e realizar a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) aos dispensados da prestação do serviço militar inicial no ano de 2018, conforme prevê a Lei do Serviço Militar.

Além do juramento a bandeira, os jovens realizaram a doação de alimentos não perecíveis que foram entregues para a assistência social.   

O juramento à bandeira é uma cerimônia prevista no artigo 217 do Regulamento da Lei do Serviço Militar, em que o cidadão assume, diante do símbolo máximo da Pátria, o compromisso de estar à disposição do Exército Nacional em convocações emergenciais, é um ato de cidadania e compromisso que deve ser lembrado pelo cidadão, após a dispensa do serviço militar.

O alistamento é obrigatório e aqueles que não o fizeram ficam impedidos de tirar passaporte, assumir cargos no serviço público e matricular-se em faculdades e demais sanções previstas no Regulamento do Serviço Militar. Em tempos de paz, o serviço militar no Brasil vai dos 18 aos 45 anos.

O Juramento à Bandeira, seguido do Hino Nacional, é uma forma dos compromitentes jurarem honra, integridade e defender a Pátria com sua própria vida.

A administração municipal parabeniza todos os jovens barrafundenses e deseja a todos um futuro brilhante de muitas conquistas e realizações.

Fonte: Prefeitura de Barra Funda.