logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Chapadense Fran Rangel está jogando pelo Internacional

FRAN RANGEL maio2017

 

A chapadense Franciele Rangel Alves (27 anos) foi contratada pelo Sport Club Internacional para fazer parte do time feminino que voltou com força total neste ano.

Filha de Cristina Rangel e Clóvis da Silva Alves, “Fran”, como é mais conhecida, se integrou ao grupo do Inter que vai jogar a partir de agosto o campeonato gaúcho de futebol.

O time que é treinado por Tatiele Silveira, voltou empolgado com a ideia de participar de várias competições, começando pelo Gauchão que abre vaga para o campeonato brasileiro. O Inter pertence ao grupo “C”, juntamente com Atlântico de Erechim, Ijuí, Estrela e Lajeado. No grupo “A” estão as equipes do Grêmio Porto-alegrense, Candiota, Carazinho e duas equipes da cidade de Rio Grande. Já no grupo “B” estão equipes de Guaíba, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, Canoas e Três Coroas. A intenção maior do Inter é fortalecer o futebol feminino pois a partir de 2019 todos os times que participam de libertadores serão obrigados a ter uma base feminina.

No primeiro jogo oficial, um amistoso beneficente realizado em Santa Cruz do Sul no último sábado (6/5), as “Gurias Coloradas” aplicaram uma sonora goleada por 6 a 1 na equipe de Santa Cruz. A grande personagem da partida foi a centroavante Paloma Merlo, autora de três gols. Grazi, Sanchez e Franciele fecharam a goleada colorada.

Franciele se divide entre treinos e o estudo já que está no penúltimo semestre do curso de Educação Física/Licenciatura na Ulbra de Canoas. Seu contrato com o Inter vai até o final de dezembro de 2017.

Além dos campeonatos, a expectativa á de jogar amistosos e até torneios fora do país, como no Uruguai. Os treinos são nas segundas e quartas a noite no parque gigante e nas terças e quintas de tarde no campo da UFRGS.

Para chegar ao Inter, Franciele passou por testes a convite da própria treinadora Tatiele. Sua carreira no futebol iniciou em 2007 na SER Chimarrão, momento em que a equipe havia conquistado a Taça Brasil Futsal. Jogou até 2014 sendo 4 vezes campeã gaúcha de futsal com mais dois vice-campeonatos. Participou nesse período da Liga Nacional e Taça Brasil onde jogaram em vários estados brasileiros. Também jogou pela Feevale de Novo Hamburgo entre 2007 e 2009 sendo campeã estadual universitário de futsal por duas vezes. Em 2009 foi para Ulbra de Canoas onde jogou futsal e futebol de Campo. Na Ulbra foi bicampeã de futebol de campo, e em 2014 teve sua a última participação no campeonato brasileiro.

Franciele lamenta o pouco incentivo aos times femininos: “hoje são poucos  que ajudam o futebol e futsal feminino e muitos clubes quebraram por não ter como manter suas atletas. A Ulbra também deixou de dar bolsa e parou com o feminino. Daí veio o Inter esse ano com toda força”.

Fran comenta da ajuda que teve dos seus familiares, principalmente dos seus pais, da sua vó Aurélia, conhecida como Polaca, da irmã Michele, do irmão Guilherme, da tia Regina e das primas Mariana e Glenda. Também da vó Ebraiana e da tia Rose, e demais familiares, que foram muito importantes nesta caminhada para ser atleta: “perdi muita coisa longe deles e sinto muita saudade de todos”.

Para quem quiser acompanhar mais do trabalho da chapadense Franciele Rangel Alves pode segui-la nas redes sociais e sobre o time feminino do Inter no Facebook através do endereço:www. facebook.com/guriascoloradas.

Por Adriano da Rosa