logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Regras do sorteio da Copa podem provocar grupo da morte com três campeões mundiais

potes

 

A Fifa montou uma estrutura complexa para evitar que três times europeus fiquem na mesma chave, e também não vai permitir dois sul-americanos no mesmo grupo.

- Eu também demorei um pouco para entender, mas depois de um tempo fica fácil - brincou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, na coletiva em que anunciou os potes e a sistemática do sorteio.

A cerimônia de sorteio dos grupos da Copa acontece nesta sexta-feira, às 14h (horário de Brasília). O casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert comandará o evento de uma hora e meia de duração no litoral baiano

 

Os potes

 

Pote 1: (8 times)
Brasil
Argentina
Colômbia
Uruguai
Bélgica
Alemanha
Espanha
Suíça

 

Pote 2: (7 times)
Argélia
Camarões
Costa do Marfim
Gana
Nigéria
Chile
Equador

 

Pote 3: (8 times)
Austrália
Irã
Japão
Coreia do Sul
Costa Rica
Honduras
México
EUA

 

Pote 4: (9 times)
Bosnia e Herzegovina
Croácia
Inglaterra
França
Grécia
Itália
Holanda
Portugal
Rússia

 

Como vai funcionar

Os quatro potes vão formar oito grupos, do A ao H. Veja como será o sorteio da próxima sexta-feira, 6 de dezembro:

- A principal regra é: deve haver separação geográfica entre os continentes. Assim, não pode haver dois sul-americanos no mesmo grupo. Como há muitos europeus, pode haver no máximo dois países da Europa na mesma chave.

- Primeiro, um time do pote 4, que tem nove equipes europeias, será sorteado para ir para o pote 2. Assim, todos os potes terão oito times.

- Em seguida, o pote 1 começa a ser sorteado - as equipes cabeças-de-chave são distribuídos pelos grupos A até H, em sequência.

- Como haverá um time europeu no pote 2, e assim haveria a possibilidade de surgir um grupo com três países da Europa, a Fifa vai fazer um sorteio dirigido assim:

Os quatro cabeças-de-chave sul-americanos (Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai) serão colocados em um pote chamado X, de onde será sorteada uma bolinha. Isso vai determinar o grupo em que o time europeu que foi para o pote 2 será colocado.

Por exemplo, se a França tiver caído no pote 2. Do pote X, dos sul-americanos, sai o Brasil. Automaticamente, o grupo terá Brasil e França.

- O sorteio do restante do pote 2 segue, na ordem do A ao H. Caso uma seleção seja sorteada para uma chave com outra do mesmo continente (por exemplo, Chile cai no grupo da Argentina), ela pula para o grupo seguinte cujo cabeça-de-chave for europeu.

- A seguir, os potes 3 e 4 são esvaziados em ordem, respeitando os critérios anteriores.

 

FONTE: REDAÇÃO RÁDIO SIMPATIA COM INFORMAÇÕES DE ZH