logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Dilma faz visita inaugural ao Beira-Rio

BEIRARIO

 

A presidenta Dilma Rousseff visitou, nessa quinta-feira (20), o novo estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Com uma cobertura em formato de folhas e a fachada remodelada nas cores do Sport Club Internacional, a arena está modernizada e pronta para os testes de preparação para a Copa do Mundo de 2014.

Acompanhada pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o secretário-geral da Fifa Jerôme Valcke e o ex-jogador Ronaldo Nazário, a presidenta conversou com os trabalhadores da reforma, cumprimentou os jogadores do Internacional e deu o pontapé inicial para simbolizar a inauguração do novo “Gigante da Beira-Rio”, que recebeu o primeiro jogo após a reforma no dia 15 de fevereiro.

A bola rolou pela primeira vez no novo estádio em partida válida pelo Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul: com a capacidade da arena limitada a 10 mil torcedores, o Internacional retornou à sua casa em grande estilo ao vencer o Caxias por 4 x 0. O lateral-esquerdo Fabrício marcou o primeiro gol da nova arena, aos 21 minutos do primeiro tempo. A partida também serviu como evento teste para a Copa do Mundo.

O objetivo do clube é colocar em ação aos poucos as funcionalidades do estádio até chegar à capacidade máxima, que é de 50 mil pessoas. Alguns trabalhos de acabamento ainda serão feitos em setores do estádio e o entorno da arena também passa por obras para facilitar o acesso dos torcedores.  A reinauguração oficial do estádio será no início de abril. No dia 26 de fevereiro, o Internacional receberá no Beira-Rio a equipe do Brasil de Pelotas, em partida também válida pelo Campeonato Estadual.

 

O estádio

Localizado em lugar privilegiado – às margens do Guaíba e circundado por duas grandes vias de acesso –, o palco gaúcho de cinco jogos do Mundial passou por uma reforma que durou 24 meses e teve investimento de R$ 330 milhões, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de R$ 275,1 milhões. 

O projeto manteve a estrutura principal do estádio, com a modernização das arquibancadas e instalações para o público em geral, incluindo áreas vips, substituição dos sistemas elétricos e hidráulicos, complementação dos sistemas de informação, substituição do gramado, além de cobertura com estrutura metálica e membrana e um edifício garagem. “O mais importante é que, mesmo com toda essa modernização em busca um padrão internacional, esse estádio tem alma, porque foi construído sobre os pilares do antigo Beira-Rio”, afirmou o vice-presidente do Internacional, Marcelo Medeiros, após o primeiro jogo realizado no novo estádio. 

A estrutura das rampas de acesso à arquibancada superior foi mantida em concreto aparente no intuito de valorizar a composição existente dos pilares e vigas inclinadas. Destaque e distinção maiores foram dados ao acesso da zona mista, onde o trecho de fachada será revestido com uma pele de vidro.

 

FONTE: PORTAL BRASIL