logo fm91 logo 1500am whats-radio

Copa Regional começa neste final de semana

 

Futebolregional

 

Na noite da última sexta-feira (7/3), na seda da AABB de Chapada, aconteceu a reunião de instalação da 20ª Copa Regional de Futebol de Campo, edição 2014. Estiveram presentes os representantes dos CMD’s do Consórcio Regional e os representantes dos clubes participantes da competição.

Foram recolhidas as fichas de inscrição dos atletas, sendo que quinze dos que assinaram para a categoria principal não poderão jogar nos aspirantes, e, mais uma vez, só poderão jogar os atletas que tenham título de eleitor dentro cinco municípios participantes.

A fórmula do campeonato será com nove clubes divididos em três chaves, sendo que apenas uma equipe cai fora na primeira fase, ou seja, a equipe de pior campanha. A segunda fase será as quartas-de-final, onde o 1º colocado da classificação geral vai enfrentar o 8º, o 2º enfrentará o 7º, o 3º enfrentará o 6º e o 4º enfrentará o 5º colocado.

A novidade desta edição é que na 3ª fase, ou seja, a semifinal, os clubes do mesmo município deverão se enfrentar, para que não haja uma final com duas equipes do mesmo município, como aconteceu nas duas últimas edições. Os critérios de desempate, segundo o regulamento, são: 1º - maior número de vitórias (pontos); 2º - confronto direto; 3º - melhor defesa; 4º - melhor ataque; 5º - sorteio.

No sorteio das chaves, os clubes ficaram assim divididos: CHAVE “A”: Juventude, Guarani e Ipiranga. CHAVE “B”: Gauchinho, Cruzeiro/Bom Pastor e Biriva. CHAVE “C”: Brilhante, 7 de Setembro e Aimoré.

Além de aprovado o regulamento, também foi elaborado o carnê de jogos onde na primeira fase serão somente três rodadas, sendo que cada equipe vai jogar duas vezes, uma em casa e outra fora, folgando numa das rodadas, conforme o sorteio dos jogos. Quem passar jogará mais duas partidas das quartas-de-final, passando para as semifinais joga mais duas partidas e depois tem as finais, levando para casa o segundo jogo de cada fase a equipe de melhor campanha em todo o campeonato, considerando todas as fases.

O município de Chapada será representado pelo Esporte Clube Brilhante de Linha Formosa (atual campeão municipal) e uma fusão do Esporte Clube Cruzeiro de Boi Preto (atual vice-campeão municipal) com a equipe da Associação Esportiva Bom Pastor (atual campeão da categoria de aspirantes). O município de Barra Funda será representado pelo Esporte Clube Juventude (atual campeão da Copa Regional e atual campeão municipal) e o Esporte Clube Sete de Setembro de Linha Ervalzinho (atual vice da Copa e do município). O município de Nova Boa Vista será representado pelo Esporte Clube Gauchinho de Maneador Baixo (atual campeão municipal) e o Esporte Clube Ipiranga de Lajeado Boa Vista (atual vice). O município de Novo Barreiro será representado pelo Esporte Clube Guarani e pela Associação Atlética de Linha Biriva, considerados pelo CMD como campeão e vice do ano passado. Por convite do consórcio, o município de Almirante Tamandaré do Sul será representado pelo Esporte Clube Aimoré de Rincão do Segredo, já que há muitos anos não tem campeonato municipal de futebol de campo naquele município.

Lembrando que os coordenadores da Copa Regional 2014 são os representantes dos CMD’s, sendo o presidente Zilmar Zandoná (Gaúcho) de Barra Funda, o vice-presidente Miguel dos Santos de Chapada e o secretário Gilberto Schwertz de Nova Boa Vista. A intenção do Consórcio é realizar em paralelo com a Copa o Regional de Futsal, assunto que será definido nos próximos dias.

 

PRIMEIRA RODADA (1ª FASE)

 

Chave A – 15/3 – Sábado – Barra Funda:

13:30 – Aspirante: Juventude x Guarani

15:30 – Principal: Juventude x Guarani

Folga: Ipiranga

 

Chave C – 15/3 – Sábado – Formosa - Chapada:

13:30 – Aspirante: Brilhante x 7 de Setembro

15:30 – Principal: Brilhante x 7 de Setembro

Folga: Aimoré

 

Chave B – 16/3 – Domingo – Maneador Baixo – Nova Boa Vista:

13:30 – Aspirante: Gauchinho x Cruzeiro/Bom Pastor

15:30 – Principal: Gauchinho x Cruzeiro/Bom Pastor

Folga: Biriva

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL ABCNOTÍCIAS