logo fm91 logo 1500am whats-radio

Sandro Sotilli faz sua festa de despedida neste domingo em Sarandi

sotili

Sandro Sotilli, Júnior e Guisséli no estúdio da FM 91,7

 

POR ADRIANO DA ROSA

 

Um dos maiores artilheiros do Rio Grande do Sul está “pendurando as chuteiras”. Sandro Carlos Sotilli, natural do município de Rondinha, vai completar 41 anos no próximo dia 18 de agosto e entende que chegou a hora de se aposentar no futebol profissional. O “sotigol” ou “alemão matador”, como foi apelidado pelos seus fãs, fará sua despedida em dois momentos. Um em Sarandi neste domingo, 1º de junho, e o outro na cidade de Pelotas em data a ser marcada.

Segundo Sandro (em entrevista a Rádio Simpatia), a escolha de Sarandi foi pela localização e proximidade com familiares e amigos e também pela grande estrutura do estádio Fonte Sarandi, que vai receber a presença de grandes jogadores, que assim como Sotilli, já estão aposentados, mas que foram importantes na sua carreira. A outra festa de despedida será na cidade de Pelotas, pois, segundo o próprio Sandro, lá fez uma carreira gloriosa, inclusive sendo eleito o goleador do centenário do Esporte Clube Pelotas, sem falar que fez grandes amizades no sul do estado.

Sotilli iniciou sua carreira profissional em 1993 no Ypiranga de Erechim, passando pelo Veranópolis, Internacional de Porto Alegre, Caxias e Juventude de Caxias do Sul, Campo Bom, Glória de Vacaria, São José de Porto Alegre, Pelotas, Brasil de Farroupilha, São Paulo de Rio Grande, São Luiz de Ijuí, Marau e nas duas equipes de Passo Fundo, o Gaúcho e o Passo Fundo. Fora do estado jogou no Ceará, em São Paulo e Santa Catarina. Sandro também fez carreira internacional, jogando em dois clubes da China, o Beijing Guoan e o Xian Chanba. Também jogou em quatro clubes do México, entre eles, Necaxa, Jaguares, Dorados e León.

Sandro conquistou vários títulos em sua carreira: campeão gaúcho de 1998 com o Juventude de Caxias do Sul; em 1999 campeão cearense com a equipe do Ceará; em 2001 campeão paulista da série A2 e campeão brasileiro da série C. Em 2002 e 2003 foi bi-campeão do interior gaúcho com o 15 de Novembro de Campo Bom, além dos títulos da FGF de 2007 com o Caxias e 2008 com o Pelotas.

Sotigol foi artilheiro dos campeonatos gaúchos de 2002, 2003 e em 2004, além de artilheiro, foi escolhido o melhor jogador. Em toda sua carreira marcou oficialmente mais de 110 gols no futebol profissional, por isso, é conhecido como o maior artilheiro do Rio Grande do Sul.

A programação deste domingo em Sarandi será em dois locais, sendo o almoço e o baile no ginásio da Cohab e os jogos no estádio Fonte Sarandi, começando pela manhã entre Veteranos do Ipiranga x Veteranos do União de Rondinha. Depois jogam Veteranos de Erechim x Veteranos de Carazinho. À tarde jogam Juventude de Barra Funda x Comercial de Constantina e às 15h30min o jogo principal entre os “Amigos do Sandro Sotilli” x “Amigos do Paulo Brito da RBS TV”, com a presença confirmada de vários craques do futebol profissional como Argel, Arilson, Choco, Fabiano, Fábio Rockembach, Felipe, Paulo Gaúcho Tiago Duarte, Vinícius e Washington. Após os jogos, a festa se transfere para o ginásio da Cohab, onde terá homenagens e baile com Free Dance e Musical JM (o ingresso será único no valor de R$ 10,00 valendo para o jogo e para o baile).

O Grupo Simpatia de Comunicações estará presente nesta festa levando informações “ao vivo” pela FM 97,1 pela manhã e tarde e ao meio-dia pela Simpatia AM uma entrevista especial com Sandro Sotilli e organizadores do evento.