logo fm91 logo 1500am whats-radio

UNIVERSO FUTSAL - Por que o Futsal não é Olímpico?

FOTO FUTSAL - DIVULGACAO

 (Foto: divulgação/http://www.blogdosandro.com)

 

 

Entenda por que o futsal não é um esporte olímpico...

 

     Amigos do Info Futsal (como costumo falar nos vídeos) estamos a um dia da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e como vocês sabem a nossa modalidade ainda não foi aceita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Para PIORAR ainda mais o COI anunciou nesta quarta-feira cinco novas modalidades para as Olimpíadas de Tóquio (2020) e mais uma vez esqueceu o futsal. Os motivos? Bem, fui atrás de informações e antes dos detalhes o que posso resumir a vocês é que não será fácil ver a bola pesada nas Olimpíadas.

     Há uma desavença grande entre COI e Fifa e o futsal fica no meio disso tudo. Somos os mais interessados em incluir a modalidade, tanto que em 2012 o astro Falcão foi nomeado embaixador do esporte para ajudar a colocar o futsal nos jogos do Rio, mas o COI manteve-se irredutível.

     Porém vamos partir do começo –  muitos acreditam que é por que o futsal não é praticado num número de países suficientes. Errados, a modalidade é praticada nos 4 continentes e em mais de 75 países, no feminino são pouco mais de 40 países e três continentes conquistados.  Outros falam que é por que potências mundiais como França, Alemanha e Inglaterra praticamente não sabem o que é o esporte. A resposta também não parte daí.

     A Fifa, que se apoderou do futsal em 1989, quer o esporte nos Jogos Olímpicos há muitos anos. O COI até quer o futsal mas faz algumas ressalvas a entidade máxima do futebol, que logo de cara não aceita. Exemplo – O COI até aceita o futsal mas tem suas ‘regras’: ele quer o futebol masculino nas Olimpíadas sem limite de idade, que é de 23 anos (três atletas podem ter mais de 23); a Fifa não aceita por que entende que isso ofuscaria a Copa do Mundo e seria o mesmo que ter um Mundial a cada dois anos.

     Falando em Copas, o COI pede que o Mundial de Futsal não seja disputado em anos olímpicos (este ano será na Colômbia), outra vez a Fifa bate o pé e diz não. Mas a Fifa também ouve não em alguns pontos – ela quer incluir o futebol de areia mas por enquanto as portas estão fechadas.  É uma guerra política que vai se arrastando e parece estar bem longe de um desfecho positivo para a bola pesada. Por enquanto temos que nos contentar em ver modalidades menos conhecidas e praticadas serem atrações de olimpíadas e ver o Brasil perder uma ótima chance de conquistar um ouro.

 

Um grande problema

     Quando se falam em globalizar as regras do futsal aí sim está um problema grave que precisa ser resolvido. As normas não são as mesmas em alguns países. Na Rússia, por exemplo, as partidas são disputadas em dois tempos de 25 minutos, quando na maioria das ligas são em dois de 20 minutos, como também nas copas, além de outras diferenças de um país para o outro.

 

A luz no fim do túnel

     Em 2015 A Fifa anunciou em seu site oficial que o futsal fará parte dos Jogos Olímpicos da Juventude 2018. A modalidade substitui o futebol no evento que será realizado em Buenos Aires, na Argentina. Com certeza um avanço para a inclusão no maior evento esportivo do mundo.  O que nos consola é que este ano teremos mais um Mundial de Futsal e o Brasil é o grande favorito ao título.

 

(Fonte: Info Futsal PE)

 

BLOG DO SANDRO