Publicidade
Devoção e Amor à Nossa Senhora Aparecida
Neste ano, aconteceu a 15ª edição da Romaria em honra à Nossa Senhora Aparecida, realizada no sábado, dia 12 de outubro. O evento segue a cada ano agregando mais fiéis e mantendo viva a fé na Padroeira do Brasil.
Publicado em 14/10/2024 às 16:14
Atualizado em 14/10/2024 às 16:14
Capa Devoção e Amor à Nossa Senhora Aparecida

A história de Nossa Senhora Aparecida coincide com a história de vida dos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, que, em um dia de grande festa, resolveram ir ao Rio Paraíba lançar suas redes na tentativa de pescar alguns peixes para os banquetes.


Após várias tentativas frustradas de pesca, depararam-se com uma surpresa: uma das redes recolhidas trouxe o corpo de uma imagem, e, em uma nova tentativa, recolheram junto à rede a cabeça da imagem. Após esse acontecimento, foram agraciados com tantos peixes que quase não conseguiram carregar.


O modo como a imagem foi encontrada repercutiu, e ela foi batizada de Virgem Aparecida. Nos anos que se seguiram, a imagem permaneceu na casa de um desses pescadores, atraindo, de tempos em tempos, fiéis que se reuniam para orar. A devoção à Nossa Senhora Aparecida foi crescendo tanto que, em determinado momento, foi necessária a construção de um santuário.


Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi considerada pelo Papa Pio XI como Rainha do Brasil e Padroeira oficial. Em 30 de junho de 1980, por meio da Lei nº 6.802, foi decretado oficialmente o feriado em honra à Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro. Desde então, a devoção à Nossa Senhora Aparecida tem crescido em todo o país.


No município de Chapada, a devoção à Santa segue ganhando fiéis há muitos anos. Tradicionalmente, desde 2009, acontece na localidade de Linha Formosa a Romaria em honra à Nossa Senhora Aparecida. A idealização dessa romaria surgiu de uma ideia trazida à coordenação da comunidade pelo então Padre Luiz Bruno Kolling, que sugeriu a realização da romaria e da festa da comunidade sempre no feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida.


A partir daí, os preparativos para a realização da primeira romaria tomaram forma. A comunidade e a coordenação deram o primeiro passo: organizar o trajeto que seria percorrido pelos romeiros no dia 12 de outubro dos próximos anos. O percurso foi estrategicamente escolhido para não ser muito longo, mas também não muito próximo da igreja da Comunidade de Linha Formosa, onde a missa seria realizada após a romaria. O trajeto é conhecido por ser uma encruzilhada que liga Tesouras, São Miguel e Santa Bárbara do Sul.


Com o primeiro passo dado, era agora necessária a construção de uma gruta com a imagem de Nossa Senhora. Na localidade, havia há muito tempo uma antiga parada de ônibus, construída pela prefeitura para os alunos que utilizavam o transporte municipal, porém, esta estava inutilizada. A coordenação da comunidade pediu autorização ao então prefeito municipal, que cedeu a antiga parada de ônibus para a construção da gruta da comunidade.
A gruta de pedra foi uma doação feita por Sérgio Fricks, que há muitos anos a tinha em sua casa. Posteriormente, foi adquirida a imagem. Com o esforço e o apoio de inúmeras pessoas da comunidade, a construção da gruta e o translado da imagem foram realizados com sucesso.


Engana-se quem acredita que a fé em Nossa Senhora Aparecida começou na comunidade de Linha Formosa apenas com a realização das romarias. A comunidade, que tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira, sempre foi fiel e honrou a Padroeira do Brasil. A primeira imagem de Nossa Senhora, que chegou à comunidade, está lá há mais de 50 anos, sendo um símbolo de fé e devoção até os dias de hoje.


 

Fotos

Publicidade