Roteiro turístico foi tema principal do encontro do Conselho Municipal de Turismo-COMTUR com a equipe de extensão da UFSM realizado na tarde de terça-feira (15). Segundo o professor Tiago Zardin Patias, responsável pelo Projeto de Extensão da UFSM-Palmeira da Missões, o município já avançou muito com a elaboração do Plano Municipal de Turismo e agora precisa planejar os próximos passos, a fim de iniciar o processo de implementação das metas constantes no plano.
Durante o encontro, o grupo abordou aspectos do roteiro turístico “Rota das Cascatas”, os desafios e dificuldades para constituir o roteiro, em especial, para conseguir a adesão de empreendedores rurais, tendo em vista a necessidade de prover infraestrutura mínima aos pontos de visitação da rota.
Debateu-se sobre a necessidade de trazer mais informações e assistência técnica aos empreendedores, assim como averiguar de que maneira o município pode tornar-se parceiro dos empreendimentos rurais. Também comentou-se sobre as riquezas culturais e naturais que o município possui e novos roteiros que podem ser criados em diferentes épocas do ano para alavancar o turismo.
Ao final do encontro, a aluna Maria Eduarda apresentou o trabalho que está desenvolvendo no curso que frequenta, em que ela lançou no Google Maps os principais pontos turísticos de Chapada. Desta forma, os visitantes poderão verificar a localização desses pontos, a rota para chegar ao ponto assim como imagens e maiores informações sobre o local. É uma forma de divulgar o potencial turístico do município e valorizar tanto as belezas naturais, como as cascatas, assim como aspectos históricos em que se pode destacar o Capão da Mortandade, localizado no Distrito de Boi Preto.