Familiares autorizaram a doação de órgãos de um paciente que teve morte encefálica confirmada, após dar entrada no Hospital de Clínicas de Carazinho. O doador é um homem e a captação foi realizada pela equipe de captação de órgãos do estado do Rio Grande do Sul, a qual é composta por profissionais da Central Estadual de Transplantes (CET). Estiveram no HCC o médico Dr. Fernando Theodoro Sehnem e a enfermeira Cristiane Gomes Raupp.
Durante a cirurgia foram captados os dois rins, que beneficiaram imediatamente dois pacientes que estão na fila única de espera de transplante.
O incentivo à doação de órgãos e tecidos no Hospital de Clínicas de Carazinho é de responsabilidade da CIHDOTT (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), que atua com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeira, psicólogos e assistentes sociais. Um único doador pode ajudar até oito pessoas na fila de espera por um transplante.
O Hospital de Clínicas de Carazinho atende 59 municípios da região e, nesse caso, cada doador pode beneficiar até quatro pessoas.
Para a realização do trabalho que viabiliza a captação de órgãos e tecidos é preciso seguir um protocolo de todo o atendimento prestado ao paciente e seus familiares.
Durante a captação o médico Dr. Fernando Theodoro Sehnem, registrou o caminho percorrido até o HCC para captação dos órgãos e publicou em suas redes sociais a importância de dizer SIM para a doação.
Confira o video: https://www.facebook.com/reel/1131321228540961?locale=pt_BR