Deise Zwirtes
Psicóloga
Neste mês, queremos dedicar a atenção especial aos homens do município de Coqueiros do Sul. Desejamos que consigam olhar mais para si mesmos e dedicar um tempo para o autocuidado e saúde mental. Muitas crenças em relação à masculinidade são impostas socialmente aos homens e desde muito jovens precisam por exemplo lidar com seus sentimentos sozinhos, porque "homem não chora", e não deve expressar suas emoções, pois isso seria sinal de fraqueza. Sabemos que isso não pode ser levado em consideração, pois todo mundo pode e deve chorar, ter a possibilidade de expressar suas preocupações, seus medos, suas angústias e a partir disso compreender-se cada vez mais.
No novembro Azul a principal questão é relacionada à saúde do homem, especificamente sobre o câncer de próstata. É preciso atentar-se para a saúde de modo geral, realizar exames necessários e evitar diagnósticos tardios. Você realizar exames não interferirá na sua masculinidade, pelo contrário fará você ter uma vida saudável e quem sabe até prolongada.
Olhe para você, dê um tempo para cuidar da sua saúde, pois se você estiver saudável, poderá se dedicar aos outros aspectos de sua vida e dar conta do trabalho, do lazer e principalmente de sua família.
Homem cuide de você, pensar em si mesmo é um ato de coragem.