Publicidade
Rádio no Rio Grande do Sul alcança 88% da população e mantém alta credibilidade
Levantamento revela que o rádio continua sendo uma das mídias mais confiáveis no estado, alcançando quase 8 milhões de pessoas
Publicado em 09/10/2024 às 08:33
Atualizado em 09/10/2024 às 08:54
Capa Rádio no Rio Grande do Sul alcança 88% da população e mantém alta credibilidade

Uma pesquisa realizada entre julho e agosto de 2024 revelou o desempenho robusto do meio rádio no Rio Grande do Sul, demonstrando sua relevância entre os meios de comunicação na região. De acordo com o levantamento, 88% da população gaúcha com 15 anos ou mais costuma ouvir rádio, o que equivale a 7,86 milhões de pessoas, confirmando que praticamente 9 em cada 10 gaúchos são ouvintes regulares.

A pesquisa, que contou com 1.500 entrevistas distribuídas nas oito regiões da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), apontou que o rádio tem, em média, 1,34 milhão de ouvintes por minuto ao longo dos sete dias da semana, com maior audiência nos dias úteis. O chamado "prime time" do rádio gaúcho ocorre entre 7h e 18h, de segunda a sexta-feira, com uma média de mais de 2 milhões de ouvintes por minuto e picos de quase 3 milhões durante a manhã.

O levantamento também destacou a fidelidade do público com relação ao tempo de escuta. Durante a semana, os ouvintes passam, em média, 5 horas e meia ouvindo rádio, número que aumenta para 7 horas aos sábados e domingos.

Outro dado relevante do estudo é a confiança da população no rádio. Cerca de 81% dos entrevistados consideram o meio confiável, e 77% acreditam que o rádio é um "companheiro". Além disso, 67% dos entrevistados confiam nos comerciais veiculados e 70% acreditam que as propagandas no rádio são mais confiáveis que as na internet.

Quanto aos hábitos de consumo, 72% da população costuma ouvir notícias no rádio, 74% ouve música e 56% do público masculino acompanha futebol e outros esportes. Entre os gêneros musicais preferidos pelos gaúchos, o sertanejo lidera com 52,9%, seguido de músicas gauchescas e pagode.

Fonte: TudoRádio
Fotos

Publicidade