Publicidade
Inteligência Artificial pioneira no agro brasileiro é destaque na 98ª Expofeira de Pelotas
Os visitantes podem interagir com personagem tridimensional Terra Campos em totem instalado na entrada da feira
Publicado em 11/10/2024 às 11:41
Atualizado em 11/10/2024 às 11:42
Capa Inteligência Artificial pioneira no agro brasileiro é destaque na 98ª Expofeira de Pelotas

Foto de Carlos Queiroz/Q27Filmes/CP

A 98ª edição da Expofeira de Pelotas, que se encerra neste domingo no Parque Ildefonso Simões Lopes, conta com a primeira inteligência artificial (IA) tridimensional do agronegócio brasileiro: a Terra Campos. A personagem, que interage com o público em um Totem Vivo instalado na entrada do Pavilhão de Remates, foi desenvolvida para homenagear a força feminina no agro e, além de informações da feira, Terra Campos tem como função esclarecer as fake news relacionadas ao setor.

Além de uma inovação tecnológica, ela é uma ponte entre o campo e a cidade, simbolizando “O pedaço que nos une”, o tema central da feira deste ano. A IA, que personifica essa união, está disponível em tempo real tanto presencialmente quanto virtualmente, oferecendo uma experiência interativa que vai além do convencional.

“A grande inovação desta IA Viva registrada no Inpi é chamada Euvatar.ai, está na sua capacidade de interagir com o público de maneira humanizada e em tempo real. Terra Campos recepciona os visitantes, atuando como uma concierge digital que responde perguntas, oferece orientações sobre a programação, localizações e informações sobre o agronegócio na região sul”, explica Flávia Peres, fundadora da empresa Euvatar, responsável pela Terra Campos

Além da presença física no Totem Vivo, a Terra Campus também está disponível para interação via WhatsApp, tornando a tecnologia acessível para todos os visitantes. Através do aplicativo, o público pode conversar com a IA em tempo real, solicitando informações sobre a programação do evento, localização de estandes, curiosidades sobre o agronegócio e até receber orientações sobre como combater fake news. A interação acontece via texto, áudio e até imagem, oferecendo uma experiência completa e intuitiva.

A Terra Campos tem o objetivo de aproximar o produtor rural das inovações tecnológicas capazes de facilitar seu dia a dia. Integrada a sistemas de predição agrícola e gestão de dados, a IA traduz informações complexas de forma simples e compreensível. Com isso, permite que o produtor rural tenha acesso a ferramentas avançadas de tecnologia de forma humanizada, fortalecendo a ideia de que o futuro do agronegócio depende da conexão entre o campo, a cidade e a inovação.

Com Terra Campos, a Expofeira Pelotas reafirma seu papel como vanguarda na inovação tecnológica aplicada ao agronegócio. “A feira não apenas celebra a força do agro, mas também demonstra que a tecnologia, quando bem aplicada, pode ser uma poderosa aliada na integração entre o campo e a cidade. Terra Campos é a tradução literal de “O pedaço que nos une”, conectando o passado e o futuro, a tradição e a inovação, a tecnologia e o humano”, comenta o presidente da Associação Rural de Pelotas, Augusto Rassier.

Criada como figura feminina, Terra Campos também é uma homenagem para Carolina Peró Osório, a primeira mulher a presidir a Associação Rural de Pelotas, falecida recentemente. “Este marco reforça o compromisso da feira com a inclusão e valorização da participação feminina no setor e presta homenagem ao legado de mulheres como Carolina que abriram caminho no setor rural”, conclui.


Publicidade