logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Novo Barreiro realiza a segunda edição do Roteiro Turístico “CAMINHOS DA ERVA-MATE”

site 1

Na terça-feira, 4 de junho, o município de Novo Barreiro realizou a segunda edição do Roteiro Turístico “Caminhos da Erva-Mate”, um roteiro pedagógico, rural, gastronômico e de lazer, que foi criado para mostrar ao público todos os processos de produção da erva-mate, desde a semente até o produto final pronto para o consumo, além de vivenciar os costumes e tradições preservadas dos antepassados, conhecer as paisagens naturais e as áreas de lazer do município.

A segunda edição do Roteiro o ônibus saiu da sede do município, percorrendo o perímetro urbano em direção a Linha Progresso, com visita ao Viveiro Amann de propriedade da Família Amann do Senhor Beno e Sidenia com a sucessão familiar de seu filho Sidiano e esposa Gabriela, proporcionando aos turistas o conhecimento sobre a produção de mudas de erva-mate, seguindo para a propriedade do Sr. Lourenço Vargas da Silva que possui ervais no sistema Agrofloresta, onde foi apresentado pelo técnico da Emater de Novo Barreiro Sérgio Morgensten os diferentes tipos de poda, manejo e cuidados na produção, ressaltando a importância da sustentabilidade nesse tipo de cultivo. Em seguida os visitantes foram levados para a Agroindústria Ervateira da família de Plinio e Evanir da Silva, com a participação de seus filhos Júnior e Helen Juliane (sucessão familiar) onde foi possível conhecer as fases do processo produtivo da erva-mate.  Após, os visitantes se dirigiram até o CTG Cancela da Palmeira, sendo o primeiro CTG do município, que reúne a cultura e tradição da comunidade, onde foi servido almoço, seguido de avaliação final dos participantes.

A construção do Roteiro Turístico foi realizada pela Administração Municipal em parceria com a Emater e está em fase de implementação. Nas duas edições, a equipe contou com a brilhante participação do professor Mario da Silva Oliveira, que é historiador e teve importante contribuição no município, como a criação do Hino Municipal, o Brasão e a Bandeira do município, além disso, foi também  secretário de administração na primeira gestão municipal. O Prof. Mário fez todo o contexto histórico e cultural durante todo o trajeto do roteiro. Também teve a contribuição dos músicos Lelo e Natalio que animaram o trajeto com toque de gaita e violão.

Esta segunda edição contou com a participação de visitantes de 10 municípios da região, onde ao final do Roteiro foi realizada uma avaliação, com contribuições muitos significativas que irão enriquecer ainda mais as próximas edições do roteiro.

O Prefeito Tito, que esteve presente em todo o roteiro mencionou que: “este projeto de desenvolvimento local que é Roteiro Turístico Caminhos da Erva-Mate, foi planejado com muito cuidado e comprometimento com nossos ervateiros e empreendedores que estão recebendo os turistas e acreditam juntos conosco, no potencial do nosso município. Assumimos o compromisso de buscar o desenvolvimento para a nossa comunidade e estamos concretizando, trazendo oportunidades e juntos vamos fortalecer ainda mais o setor ervateiro e os demais empreendimentos de nosso município, pois temos potencial turístico tanto de indústrias ervateiras, áreas de lazer como toda nossa história e cultura local”, disse Tito.

Em breve será lançado o calendário dos próximos roteiros e divulgado para agendamento.

A Administração Municipal agradece aos participantes desta 2ª edição do Roteiro Turístico “CAMINHOS DA ERVA-MATE”.

Fonte: Prefeitura Municipal.

site 4

Site 5

site 2

site 3

Site